logjornal.gif (4234 bytes)
Ano V - Nº 83 - Abril de 2004
Diabetes Mellitus no consultório odontológico
A difícil arte de derrubar tabus

Luís Antonio Cherubini Carvalho*

 

Descrito há mais de três mil e quinhentos anos pelos egípcios, o Diabetes Mellitus (DM) ainda se sobressai como um importante problema de saúde pública (OMS, 1992).

Além das manifestações sistêmicas que estes pacientes apresentam, tais como macroangiopatias, microangiopatias, nefropatias, neuropatias e hipertensão arterial (na maioria de seus portadores), alterações bucais, também, estão associadas à descompensação glicêmica, como a periodontite.  (Magalhães et al., 1999; Cherubini et al., 2000)

Grande parte dos cirurgiões-dentistas e serviços de saúde tomam como medidas preventivas (A dúvida é: preventiva para quem ? Para o cirurgião-dentista ou para o paciente portador de DM !), encaminhando estes pacientes para Centros de Referência, como é o caso do Cape-Fousp (Centro de Atendimento a Pacientes Especiais da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo). Muitos destes encaminhamentos são desnecessários, visto que estes pacientes chegam ao serviço compensados. Este fato irá gerar “conflitos” ao paciente, que muitas vezes se desloca de grandes distâncias para o tratamento, ocasionando custos e perda de tempo; Como atender estes pacientes no consultório particular de forma segura ? Este será o objetivo deste e de outros artigos que se seguirão.

Conhecer o Diabetes Mellitus:

  • seu conceito, classificação, prevalência, manifestações sistêmicas de interesse ao CD, as manifestações bucais;
     

  • saber os tipos de medicação utilizada por estes pacientes e sua relação com o tratamento odontológico;
     

  • conhecer e ter domínio das situações de emergência, e
     

  • saber “lidar” com as fases psicológicas são de fundamental importância no manejo adequado destes paciente.

Estes temas serão abordados de forma seqüencial e didática, de tal maneira a eliminar os velhos paradigmas: “ Não extraia dente do diabético, pois ele tem hemorragia!”, “A cicatrização é terrível!”, “Não use anestésico com vasoconstrictor !”, entre outros.

Por enquanto eu deixo a vocês as reflexões do início desta seqüência. E orientá-los (já que minha especialização sempre está no meu ombro direito soprando em meu ouvido: Odontologia Legal, Odontologia Legal, odonto...) para o fato de que estes pacientes não são denominados de “diabéticos” (sentiram que está incutida uma linguagem preconceituosa ?), mas sim pacientes portadores de Diabetes Mellitus.


Referências

Cherubini LAC, Carboni AMG, Magalhães MHCG, Mello WR, Antunes JLF. Manifestações sistêmicas e orais em pacientes diabéticos tipo 2 atendidos no CAPE-USP.  Braz. Oral Res. 2000; 14 Suppl 1: 25.

Magalhães MHCG, Horno Neto LA, Cristante JF, Fraige Filho F, Carboni AMG.  Estudo clínico das alterações bucais de pacientes diabéticos insulino-dependentes - Proposta de protocolo de tratamento odontológico.  Diabetes Clin. 1999; 3(1): 56-60.

Childhood diabetes, epidemics, and epidemiology: an approach for controlling diabetes. World Health Organization DIAMOND Project Group on Epidemics.  Am. J. Epidemiol. 1992; 135(7): 803-16.


*Luís Antonio Cherubini Carvalho  é  aluno especial de Doutorado do Programa de Pós-graduação Infecção e Saúde Pública da Coordenação dos Institutos de Pesquisa – PPG-CIP, com área de concentração em Saúde Coletiva – Secretária de Saúde do Estado de São Paulo.    Mestre em Deontologia e Odontologia Legal pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (Fousp) em fevereiro de 2003. Especialista em Odontologia Legal pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (Fousp – Fundect) em julho de 2000. Cirurgião-dentista do Centro de Atendimento à Pacientes Especiais da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo – Cape-Fousp. Ex-coordenador do Departamento de Odontologia da Associação Nacional de Assistência ao Diabético – Doanad-Anad. Atualmente docente da disciplina de Odontologia Legal e Orientação Profissional da Universidade Bráz Cubas. CRO/SP nº 53605

PRIMEIRA PÁGINA

EDIÇÕES ANTERIORES

ARQUIVO DE LEGISLAÇÃO

FALE CONOSCO