profissao.gif (4186 bytes) logjornal.gif (4234 bytes)
Ano V - Nº 76 - Novembro de 2003 - 1ª Quinzena
Odonto no Mundo

Dr. Elizeu A Pascon
Endodontista brasileiro radicado no Canadá,
professor associado da Faculdade de Odontologia/Depto.
Endodontia/Universidade de Toronto.
É colunista do Jornal do Site Odontol.
E-mail: ea.pascon@utoronto.ca

pascon.jpg (6465 bytes)

Inédito: Pesquisa de Harvard sobre
saúde dos profissionais da área

Nesta e nas próximas edições, Elizeu Pascon trará com exclusividade para os leitores do Jornal do Site Odonto, pesquisa que vem sendo feita nos Estados Unidos, há 20 anos, pela Escola de Saúde Pública de Harvard, com profissionais de saúde. Os tópicos do estudo a serem publicados referem-se aos cânceres colorretal e do pâncreas, a cardiopatias, ao diabetes e ao Mal de Parkinson.

O primeiro capítulo apresentado é um tema que ganhou projeção recentemente quando o ator Roberto de Niro tornou pública sua doença: câncer de próstata. Acompanhe o que vem sendo descoberto a respeito.

HARVARD SCHOOL OF PUBLIC HEALTH

Elizeu Pascon, de Toronto ( Canadá)

A Escola de Saúde Publica de Harvard vem desenvolvendo, por mais de 20 anos, um projeto de pesquisa entre os profissionais de saúde dos Estados Unidos chamado Health Professional Follow-Up Study (HPFS). O estudo, do qual venho participando desde o começo, envia questionários periódicos com perguntas sobre hábitos alimentares, atividades físicas, incidência de doenças etc. Periodicamente, também, solicita amostras de sangue, de cabelos, de unhas com a finalidade de exames laboratoriais.

Recentemente, recebi um comunicado (Newsletter) reportando os achados mais importantes (Research Highlights) até o momento, os quais incluem doenças cardíacas, diabetes, Mal de Parkinson, e câncer da próstata, colorretal, e do pâncreas.

Vamos reproduzir abaixo o conteúdo desse comunicado:

CÂNCER DA PRÓSTATA

O câncer da próstata continua sendo uma das mais importantes áreas da pesquisa no Health Professional Follow-Up Study (HPFS). Foram confirmados os achados anteriores do nosso estudo mostrando que um maior consumo de produtos associados ao tomate está ligado a uma redução do risco de câncer da próstata. Especificamente, homens que consumiam duas ou mais porções de produtos derivados de tomate por semana tiveram uma redução de 35% na incidência de câncer prostático avançado, quando comparados com homens que raramente consumiam tomate (Giovannucci et al. J Natl Cancer Inst 2002; 94:391-8). Essa associação já havia sido reportada em 1995, mas com o acompanhamento continuado de cerca de 3.000 casos de câncer prostático, esses resultados são agora mais definitivos. Adicionalmente, com a análise de amostras de sangue dos homens participantes, durante o HPFS em 1993, foi possível estabelecer que altos níveis sangüíneos de lycopene, um antioxidante encontrado nos produtos de tomate, estão associados com este baixo risco de câncer prostático.

Além disso, foi constatado que o alto consumo de carne vermelha, carne processada e produtos de laticínios estão associados a um aumento moderado de câncer de prostáta metastático (Michaud et al. Cancer Causes and Control 2001; 12:557-67). Parte do risco moderado associado aos produtos de latícinios estava relacionado ao cálcio, particularmente ao consumo acima de 1.500 mg ao dia. Contrariamente, foi constatado que homens que consomem regularmente peixe com alto teor de gordura tiveram risco menor de incidência de câncer metastático da próstata (manuscrito aceito para publicação). Por exemplo, o consumo de três porções semanais de peixe com alto teor de gordura (salmão, atum e sardinha) estava associado a uma redução de cerca de 40% de risco da incidência de câncer metastático da próstata. Embora seja necessário pesquisar mais para determinar os fatores específicos dessa redução, os resultados suportam muito fortemente a recomendação de que os homens devem reduzir o consumo de carne processada e vermelha, e confiar mais no consumo de peixe, carne de aves e vegetais como fonte principal de proteína. Iniciou-se agora o exame dos fatores relacionados com a progressão desse câncer (por exemplo, aumento dos níveis de PSA) em homens já diagnosticados com a doença dentro do HPFS.

 

Na próxima edição, veja os resultados da pesquisa sobre o câncer colorretal nos profissionais de saúde

PRIMEIRA PÁGINA

EDIÇÕES ANTERIORES

ARQUIVO DE LEGISLAÇÃO

FALE CONOSCO