arquivo.gif (4656 bytes) logjornal.gif (9985 bytes)
 

Emergências no consultório odontológico

Ivan Haidámus*
............................

ivan.jpg (4225 bytes)
  A Odontologia é uma profissão "solitária" e perigosa!

Situações inesperadas podem ocorrer no dia-a-dia, pois os pacientes muitas vezes apresentam mudanças rápidas dos parâmetros clínicos, as quais nos obrigam a intervenções que demandam decisões imediatas e baixa tolerância a erros diagnósticos e terapêuticos.

Estamos sujeitos às contaminações e processos éticos constantemente. Como nos proteger perante esta realidade?

Somos um corpo que tem uma boca e não uma boca que tem um corpo, portanto não devemos tornar a Odontologia apenas uma profissão artesanal e muito menos tentar o distanciamento com a Medicina, pois tal fato só poderia ser possível caso pudéssemos separar o corpo humano em duas partes: a odontológica e a médica, formando então duas subespécies de homo sapiens. O homo sapiens medicus e o homo sapiens dentarius.

Para evitarmos iatrogenias e situações de emergência no consultório odontológico devemos conhecer o paciente de forma geral (Holística). No entanto este é um grande desafio para os cirurgiões-dentistas, pois na grande maioria dos casos os próprios pacientes não se conhecem!

Sabe-se que as doenças muitas vezes se apresentam de forma assintomática e silenciosa como na hipertensão, a chamada "assassina silenciosa", ou mesmo na diabetes e nas cardiopatias.

O cirurgião-dentista é um profissional de saúde com uma responsabilidade muito grande, pois além dos problemas inerentes ao sistema estomatognático, tem que saber lidar com situações desconhecidas que o torna vulnerável a acontecimentos muitas vezes irreversíveis.

Convém frisar que o cirurgião-dentista não pode se omitir a dar assistência odontológica aos diabéticos, cardiopatas, gestantes e hipertensos entre outros. Portanto deverá conhecer suas manifestações sabendo medicá-los, observando horário de atendimento e suas limitações.

As situações emergenciais geralmente acontecem de forma rápida e assustadora pois "nos pegam de surpresa" e causam pânico quando desconhecemos suas manifestações e forma de tratamento.

Para ganhar credibilidade é necessária uma interminável série de ações corretas diariamente. Para perdê-la, basta um erro.


* Ivan Haidamus é cirurgião-dentista, com ênfase na área de Emergências Médicas. Já atuou no PS do Hospital das Clínicas e atualmente é colaborador do PS do Hospital São Paulo da Escola Paulista de Medicina. Estagiou nos hospitais dos Defeitos da Face, Municipal de São Paulo, Fraturas da Lapa e no Psiquiátrico Bezerra de Menezes. É ministrador do Curso Prevenção de Acidentes na Odontologia Clínica e autor dos livros Como tratar pacientes com doença orgânicas na Odontologia Clínica (Editora Pancast-1994) e Emergências médicas no consultório odontológico (Editora Cipola – 2000).

Contato com o autor: (+11) 9823.5759, (+11) 9795.6113. E-mail: haidamus@dentmail.com.br

PRIMEIRA PÁGINA

EDIÇÕES ANTERIORES

ARQUIVO DE LEGISLAÇÃO

FALE CONOSCO