Ano VI - Nº 93 - Dezembro de 2004 |
A Arma Comunicação Lenon Hymalaia* |
Mas como o CD pode fazer da
comunicação uma arma ampla e plena utilizando experiência e prática e
integrando o consultório com seu público externo, seus pacientes? Uma das
chaves para isso é o comprometimento e a credibilidade do profissional e do
consultório. E uma das táticas importantíssimas é conhecer em profundidade
as necessidades e expectativas dos clientes. Conquistando credibilidade, o
resultado será eficiente e eficaz. A comunicação não pode ser
efêmera. Muito pelo contrário. Na verdade, ela deve ser o eixo da
empresa/consultório. Com ela é possível criar marcas e slogans com o fim de
moldar atos de “compra”, de penetrar no imaginário a partir de alguns
padrões de exigência do consumidor. Ou seja: não há como fixar um nome, uma
marca, sem comunicação. Ela é fator estratégico e é imprescindível ao CD utilizá-la para municiar e desenvolver no consultório grandes relacionamentos. Entretanto, é importante esclarecer ao cirurgião-dentista que uma comunicação eficaz requer habilidades para interpretar, ouvir e usar. Utilizada de forma constante e de maneira transparente, torna-se uma grande arma para qualificar os serviços oferecidos ao cliente. Um dos principais segredos é saber ouvir, estabelecendo, mantendo e aprimorando as relações entre o consultório e o paciente, pois, quem quer conseguir a excelência na comunicação deve, por um lado, ser “atirado” e atento e, por outro, estar motivado e preparado. O jornalista, mestre em comunicação organizacional e co-autor dos livros O que é Comunicação Empresarial (ed. Brasiliense) e A Comunicação da Pequena Empresa (ed. Globo), Paulo Nassar, afirma que tudo é comunicação. Se assim for, é primordial aos CDs compreenderem que as empresas que se denominam modernas sabem que nessa aldeia global em que se transformou o mercado, é essencial o auxílio de profissionais de Comunicação, especializados no assunto. Só estes profissionais estão completamente preparados para utilizar novas formas de comunicação e são essas formas diferenciadas que difundem os princípios e valores das companhias, a fim de gerar uma imagem favorável perante seus públicos/clientes. Comunicação é arte e, como falamos anteriormente, pode se tornar uma arma poderosa na construção e expansão do consultório. E neste imenso mercado de gigantes, é bom lembrar que o cliente fixará em sua mente somente aquele CD que, de alguma maneira, apresentou com clareza o trabalho de seu consultório, assumindo um compromisso com ele. Ou, parafraseando o saudoso Chacrinha, quem não se comunica se trumbica...... Veja aqui outros artigos publicados pelo autor no Jornal do Site Odonto * Lenon Hymalaia é jornalista formado pela Universidade Braz Cubas. Atua há quase cinco anos na área de Comunicação Empresarial. Foi diretor honorário de Comunicação do Coopergrêmio, instituição ligada à Cooperdata (Cooperativa de Trabalho de Profissionais em Processamento de Dados e Informática). É assessor de imprensa de multinacional com sede na Espanha e jornalista responsável pela Revista Financeiro, veículo interno da Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (ACREFI) e colaborador da Edita Comunicação e do Jornal do Site Odonto. |