Ano VII nº 101 -

Últimas Notícias

Artigos/Crônicas

Bastidores

Cash

Corpo&Cuca

Editorial

Empresas

Lazer&Cia

Mural/Cartas

Na Rede

Pesquisa&Tecnologia

Profissão

Saúde

Saúde Bucal

3º Setor

Utilidade Pública

SERVIÇOS

Anuncie

Expediente

Fale com o JSO

Arquivo JSO

Legislação

Estatística

LINKS ÚTEIS

Agenda grátis

Clima/Tempo

Concursos

Cotações/Moedas

Horóscopo

Portal da Câmara

Portal do Consumidor

Viagens


Raiva

Marco Antonio De Tommaso

A raiva é uma reação de defesa do organismo, importante fator de sobrevivência, presente em todos os animais.

É desencadeada quando nos sentimos em perigo ou ameaçados em nossa auto-estima, dignidade, quando recebemos tratamento injusto, humilhação, quando nossos direitos não são respeitados ou quando nos frustramos na busca de um objetivo importante.

Talvez seja a emoção mais difícil de controlar.

Pode se manifestar em duas fases. Na primeira há um pico de energia para uma ação imediata de luta que dura minutos, sendo uma reação praticamente automática. Num segundo momento, caso não haja resolução da situação, a continuidade do estímulo da adrenalina na corrente sangüínea mantém o cérebro em estado de prontidão para reações posteriores. Esta fase pode durar dias e aparecem os pensamentos que servem de novos estímulos para realimentação da raiva. Cada pensamento decorrente da raiva desencadeia outra reação de raiva. Neste estágio, se o organismo é irritado, poderá haver reações de grande magnitude. Neste momento as pessoas não perdoam, as emoções dominam o pensamento racional. O alto nível de excitação faz com que a mente gire em torno de retaliação, vingança, represálias e as conseqüências podem não ser avaliadas. Ao contrário da tristeza, a raiva energiza o organismo. Quanto mais a raiva for alimentada, mais difícil será o seu controle.

Além da resposta brusca a uma frustração imediata, a raiva poderá ir sendo fomentada por pensamentos de vingança em autênticas ruminações, numa reação física e psicológica extremante prejudiciais para a saúde física e mental. O estado crônico ou prolongado pode desencadear inúmeras doenças físicas e psicológicas.

O controle da raiva requer a identificação precoce de seus primeiros indícios. Os primeiros pensamentos hostis que a detonam devem ser avaliados e refutados através da contra-argumentação. Se isso não é feito, a bola de neve transforma-se numa avalanche incontrolável.

Além de rever os fatores iniciais , devemos procurar desautomatizar a reação, pelo ganho de tempo, pela distração e pela prática de mecanismos alternativos de descarga, até “baixar a poeira”. Afastar-se da situação, tentar alguma forma de relaxamento, socar uma almofada, engajar-se numa atividade prazerosa, escrever sem censura tudo o que pensa (“desabafar por escrito”) e só então procurar conversar racionalmente com a outra pessoa.
 

Dicas para o controle da raiva

  • 1. Aprenda a ouvir atentamente. Procure inverter os papéis, colocando-se no lugar da pessoa.

  • 2. Não humilhe nem ofenda a outra pessoa ao declinar seu descontentamento. Refira-se ao comportamento, à situação, ataque o problema, não a pessoa.

  • 3. “Esfrie” a cabeça aos primeiros sinais de raiva, conforme foi dito anteriormente.

  • 4. Aprenda a dizer de forma adequada o que não gosta em relação ao comportamento do outro.

  • 5. Cultive mecanismos de descarga, como exercícios físicos, relaxamento, relacionamentos, lazer.

  • 6. Tolere as diferenças. Muitas situações de raiva surgem quando não toleramos formas de pensar ou agir diferentes das nossas. Desejos, opiniões, valores não são padronizados.Exercite a tolerância, a arte de conviver com diferenças. Lembre-se, a pessoa é apenas diferente e não “melhor ou pior que”. Negocie, faça acordos e notará que isso diminui a frustração social. Será que você explode porque as coisas ocorrem fora do previsto ? Aprenda a esperar, tolerar e notará diminuição progressiva da raiva.

  • 7. Isto funciona em níveis moderados de raiva. Nos casos em que há exacerbação da raiva pode ser indispensável ajuda psicológica.

  • 8. EXPLOSÕES e agressões aumentam a descarga de adrenalina e não resolvem, além de levar à culpa depois.

*Dr. Marco Antonio De Tommaso - Psicólogo Clínico pela Universidade de São Paulo – USP; atuou como Psicólogo no Ambulatório de Ansiedade do HC/USP; credenciado pela Associação Brasileira para Estudo da Obesidade; Psicólogo das Agências Elite e L’Equipe de modelos.
E-mail:
tommaso@terra.com.br
Internet:
www.tommaso.psc.br/
Tel.: (+11) 3887 9738

aaa

Veja aqui outros artigos publicados pelo autor

PubE101092005



 

 


Copyright © 1999 Edita Comunicação.Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado,
transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização por escrito.