artigos.gif (4386 bytes) logjornal.gif (4234 bytes)
Ano VI - Nº 88 - Julho de 2004
Novo site de Psicologia
Veja o novo site do dr. Marco Antonio De Tommaso,
www.tommaso.psc.br,
destinado à prevenção em psicologia e psicopatologia e

Depressão

Dr. Marco Antonio De Tommaso*

tomaso2nova.jpg (8943 bytes)

qualidade de vida. Há artigos dele e de diversos colaboradores. Aguardo seu acesso, críticas e sugestões.


A depressão é o transtorno psicopatológico mais freqüente. Cinco por cento das pessoas têm depressão. De 20 a25% das mulheres e de 7 a12% dos homens têm, tiveram ou terão depressão ao longo da vida. Pode ocorrer a qualquer pessoa, a qualquer hora e em qualquer idade .

Caracteriza-se pela pronunciada tristeza que se manifesta na maior parte do dia e praticamente todos os dias, acentuada diminuição do interesse e do prazer, na mesma proporção. Pode vir acompanhada de perda ou ganho de apetite e conseqüente alteração do peso, alterações do sono (alguns têm dificuldade para dormir ou acordam no meio da noite, outros querem dormir o tempo todo), retardo ou lentidão de movimentos, acentuação da fadiga, falta de energia e desinteresse pela vida, diminuição da capacidade de concentração, diminuição do interesse pelo sexo. Freqüentemente há aumento da irritabilidade, mal humor, podendo ser difícil a convivência com o depressivo. Há diminuição da auto- confiança e o pessimismo acentuado faz com que tudo seja visto com lentes escuras e com ênfase no lado negativo das coisas, com a sensação de que esse mal-estar irá durar para sempre e que não serão mais capazes de sentir prazer ou emoção em suas vidas. São comuns sintomas físicos como dores de cabeça, nos músculos , articulares ou outros.

Pode culminar com tentativas de suicídio ou homicídio.

Um dos mitos que ainda envolvem a depressão, diferentemente de outras doenças físicas, onde a pessoa não se acha culpada e nem culpa os outros, é que o deprimido tende a se ver ou a ser visto como “fraco”, “sem caráter” ou “força de vontade”, provocando fortes e INDEVIDOS sentimentos de culpa. Muitas vezes essa falsa crença adia uma procura de tratamento.

A depressão é causada pela confluência de fatores genéticos, familiares, neuropsíquicos, hormonais e psicológicos.

O tratamento da depressão se dá através de medicamentos antidepressivos e TERAPIA COMPORTAMENTAL E COGNITIVA. Estudos mostram que, a longo prazo, pacientes que se submetem à psicoterapia beneficiam-se mais do que os que utilizam apenas a medicação, no sentido de proporcionar-lhes formas de auto-conhecimento que permitam “abortar” depressões incipientes ou a lidar mais eficazmente com episódios futuros, se houver, além de melhora da qualidade de vida.


*Dr. Marco Antonio De Tommaso - Psicólogo e psicoterapeuta pela Universidade de São Paulo – USP; atuou no Ambulatório de Ansiedade do HC/USP; credenciado pela Associação Brasileira para Estudo da Obesidade; psicólogo das Agências Elite e L’Equipe de modelos
E-mail: tommaso@terra.com.br
Internet: www.saudeweb.com.br/ coluna emagrecimento (+11) 3887 9738


Outros artigos publicados pelo autor no Jornal do Site Odonto

PRIMEIRA PÁGINA

EDIÇÕES ANTERIORES

ARQUIVO DE LEGISLAÇÃO

FALE CONOSCO