A recepção
eqüivale ao cartão de visitas do consultório. Ela comunica muito sobre quem é o
cirurgião-dentista e os serviços que ele oferece. Além disso, é o lugar onde os
pacientes passam o tempo enquanto aguardam para serem atendidos. Entretanto, a recepção
costuma ser negligenciada. Em geral, os profissionais não conhecem o que acontece nela,
pois estão sempre fechados na sala de consulta ou no escritório. É preciso dar a devida
atenção a fim de se criar um ambiente adequado, diferenciado, que proporcione
tranqüilidade aos pacientes e comunique eficazmente mensagens sobre o tipo de dentista
que você é e os serviços que presta.
Veja a seguir algumas dicas para compor um
ambiente melhor para a recepção de seu consultório:
- pense na ambientação e no bem-estar em
primeiro lugar. Crie uma recepção confortável para seus clientes. Isto significa que o
ambiente deve ter temperatura agradável, estar sempre impecavelmente limpo e organizado.
Cuide para que sua secretária mantenha o ambiente sempre desta forma ao longo de todo o
dia;
- a recepção não precisa necessariamente
ser pintada de branco. Cores suaves e claras podem ajudar a criar um ambiente calmo e
acolhedor, além de diferenciar seu consultório;
- flores, quadros e gravuras podem demonstrar
bom gosto na decoração e compor um ambiente agradável;
- som ambiente calmo, baixo e harmonioso ajuda
as pessoas a se acalmarem e a se distraírem;
- abaixe o volume da campainha do telefone e
instrua sua secretária a atender no primeiro ou segundo toque;
- deixe disponível água, café, chá ou
sucos para seus pacientes se servirem à vontade;
- instale um televisor para entreter seus
pacientes. Você pode ainda colocar um videocassete e passar filmes sobre prevenção,
cuidados odontológicos, etc.;
- ofereça revistas variadas e mantenha-as
sempre bem dispostas. Substitua os exemplares mal conservados;
- evite revistas de fofocas, palavras cruzadas
e outras do mesmo gênero;
- os jornais das associações de classe são
feitos para os cirurgiões-dentistas e não para os pacientes. São uma leitura enfadonha
para seus clientes e demonstram falta de atenção ou economia;
- livros podem ser interessantes desde que bem
escolhidos. Pense em livros com assuntos agradáveis, fáceis de ler e com muitas fotos,
ilustrações, dicas ou curiosidades. Por exemplo, citações famosas ou bem humoradas,
cinema, decoração, fotos de carros, aviões ou lugares turísticos; cuidados médicos e
odontológicos, história da Odontologia, moda ou etiqueta, etc.;
- vídeo games podem causar disputas entre as
crianças, além de deixá-las excitadas demais para o atendimento odontológico. Pense em
propiciar a elas apenas um passatempo que as acalme e entretenha, não uma brincadeira
estimulante. Pode ser difícil convencer uma criança a largar um brinquedo interessante
para entrar no consultório;
- muitos consultórios têm aquários na
recepção, o que é uma ótima idéia. Mas devem ser bem conservados e seguros (cuidado
com tampas e paredes de vidro muito finas);
- escolha a decoração, o tipo de música,
revistas, livros e tudo mais de acordo com o perfil de seu público-alvo. Odontopediatras
e protesistas, por exemplo, deverão criar ambientes diferentes para a recepção de seus
consultórios;
- inspecione regularmente sua sala de
recepção para verificar se ela está limpa, organizada, em bom estado e proporcionando o
ambiente que você deseja oferecer aos seus pacientes.
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