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Marketing no consultório
Transforme sua recepção em um ambiente mais agradável

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Marco Castro

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A recepção eqüivale ao cartão de visitas do consultório. Ela comunica muito sobre quem é o cirurgião-dentista e os serviços que ele oferece. Além disso, é o lugar onde os pacientes passam o tempo enquanto aguardam para serem atendidos. Entretanto, a recepção costuma ser negligenciada. Em geral, os profissionais não conhecem o que acontece nela, pois estão sempre fechados na sala de consulta ou no escritório. É preciso dar a devida atenção a fim de se criar um ambiente adequado, diferenciado, que proporcione tranqüilidade aos pacientes e comunique eficazmente mensagens sobre o tipo de dentista que você é e os serviços que presta.

Veja a seguir algumas dicas para compor um ambiente melhor para a recepção de seu consultório:

  • pense na ambientação e no bem-estar em primeiro lugar. Crie uma recepção confortável para seus clientes. Isto significa que o ambiente deve ter temperatura agradável, estar sempre impecavelmente limpo e organizado. Cuide para que sua secretária mantenha o ambiente sempre desta forma ao longo de todo o dia;
  • a recepção não precisa necessariamente ser pintada de branco. Cores suaves e claras podem ajudar a criar um ambiente calmo e acolhedor, além de diferenciar seu consultório;
  • flores, quadros e gravuras podem demonstrar bom gosto na decoração e compor um ambiente agradável;
  • som ambiente calmo, baixo e harmonioso ajuda as pessoas a se acalmarem e a se distraírem;
  • abaixe o volume da campainha do telefone e instrua sua secretária a atender no primeiro ou segundo toque;
  • deixe disponível água, café, chá ou sucos para seus pacientes se servirem à vontade;
  • instale um televisor para entreter seus pacientes. Você pode ainda colocar um videocassete e passar filmes sobre prevenção, cuidados odontológicos, etc.;
  • ofereça revistas variadas e mantenha-as sempre bem dispostas. Substitua os exemplares mal conservados;
  • evite revistas de fofocas, palavras cruzadas e outras do mesmo gênero;
  • os jornais das associações de classe são feitos para os cirurgiões-dentistas e não para os pacientes. São uma leitura enfadonha para seus clientes e demonstram falta de atenção ou economia;
  • livros podem ser interessantes desde que bem escolhidos. Pense em livros com assuntos agradáveis, fáceis de ler e com muitas fotos, ilustrações, dicas ou curiosidades. Por exemplo, citações famosas ou bem humoradas, cinema, decoração, fotos de carros, aviões ou lugares turísticos; cuidados médicos e odontológicos, história da Odontologia, moda ou etiqueta, etc.;
  • vídeo games podem causar disputas entre as crianças, além de deixá-las excitadas demais para o atendimento odontológico. Pense em propiciar a elas apenas um passatempo que as acalme e entretenha, não uma brincadeira estimulante. Pode ser difícil convencer uma criança a largar um brinquedo interessante para entrar no consultório;
  • muitos consultórios têm aquários na recepção, o que é uma ótima idéia. Mas devem ser bem conservados e seguros (cuidado com tampas e paredes de vidro muito finas);
  • escolha a decoração, o tipo de música, revistas, livros e tudo mais de acordo com o perfil de seu público-alvo. Odontopediatras e protesistas, por exemplo, deverão criar ambientes diferentes para a recepção de seus consultórios;
  • inspecione regularmente sua sala de recepção para verificar se ela está limpa, organizada, em bom estado e proporcionando o ambiente que você deseja oferecer aos seus pacientes.

* Marco Castro é graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e pós-graduando em Administração com ênfase em Marketing também pela FGV. É autor do livro "Manual Prático de Marketing Para Cirurgiões-Dentistas" (pedidos pelo telefone 0xx14-323-5566) e ministra cursos e palestras em faculdades e associações odontológicas. É proprietário da Dent Marketing, empresa com produtos e serviços na área de Administração e Marketing para cirurgiões-dentistas. E-mail do autor: mccastro@ourinhos.com.br


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