artigos.gif (4386 bytes) logjornal.gif (4234 bytes)
Ano V - Nº 75 - Outubro de 2003 - 2ª Quinzena

25 de outubro,
Salve o Dia da Informação

Marcelo de Andrade*

marcelo.jpg (14152 bytes)

 

Ao contrário do que este provocativo título possa sugerir, este texto não se propõe a desbancar o Dia do Cirurgião-Dentista ou o Dia Nacional de Saúde Bucal do calendário brasileiro de efemérides. Muito menos pretende desviar a merecida atenção destas duas datas tão importantes, que alcançaram o reconhecimento oficial a custo de muito trabalho dos devotos de Santa Apolônia.

Mas se a Odontologia brasileira coleciona várias vitórias em 119 anos de existência formal, é certo que ainda há muito mais por ser feito. Apesar dos esforços da categoria, hoje constituída por 173.637 cirurgiões-dentistas, 18,7% dos brasileiros nunca foram ao dentista. Isto significa que um a cada cinco habitantes, ou seja, 29,6 milhões de brasileiros, jamais pisou em um consultório odontológico. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), este percentual sobe para 32% na área rural.

Causa espanto que, com uma relação de um cirurgião-dentista para cada 926 habitantes e mais de 125 Faculdades de Odontologia formando cerca de 8 mil alunos anualmente, este contingente de profissionais não consiga dar um mínimo de atenção para esta massa de desvalidos.

É certo que o mercado de trabalho anda congestionado. Mais de 60% da mão-de-obra disputam clientes na Região Sudeste, enquanto, em outras regiões, os pacientes vagueiam pelos desertos do descaso em busca de um dentista que seja. E, quando topam com um prático pelo caminho, dão graças a Deus. A carência é grande, e os recursos materiais, escassos ou mal administrados.

E o que isto tem a ver com informação?

A expansão dos meios de comunicação demonstrou que o maior bem em circulação no mundo hoje é a informação. E ela circula cada vez mais rápido. A internet, que caiu nas graças do público na primeira metade dos anos 90, é uma prova disso. Nos Estados Unidos, mais de 50 milhões de usuários trafegam na infovia. A TV demorou 13 anos para formar este público, e o rádio, quase quatro décadas. No Brasil, os internautas somam mais de 8 milhões.

Até o passado recente, os cirurgiões-dentistas dependiam apenas de sua habilidade manual e da tecnologia em equipamentos para exercer a profissão. Porém, com o aumento da concorrência, ele passou a necessitar de "algo mais" que permitisse melhorar o desempenho do consultório, já que a evolução tecnológica facultou a qualquer profissional obter um mínimo de qualidade em vários procedimentos. Esse "algo mais" é informação.

O Governo, por sua vez, enfrenta sérios problemas de caixa para satisfazer as necessidades básicas da população. Anos de assistencialismo e curativismo no passado, sem a devida ênfase em prevenção, pegaram o Estado de calças curtas e bolsos furados no presente. Não existe estrutura para proporcionar o atendimento adequado com a urgência que a população justamente merece em contrapartida pelos impostos pagos. Mas a procura por procedimentos no futuro poderão ser reduzidos com investimento em... informação.

A informação é, hoje, o maior aliado do profissional liberal, que deseja se destacar dos seus pares, através da atualização constante. Também é o recurso mais barato com o qual o governo pode contar para promover saúde e evitar demanda posterior por serviços que não conseguirá atender.

Diariamente, o Jornal do Site Odonto (www.jornaldosite.com.br) divulga informações úteis para os cirurgiões-dentistas se aperfeiçoarem profissionalmente, tanto no que diz respeito às inovações tecnológicas quanto à administração do seu negócio. Também noticia iniciativas que busquem a promoção da saúde bucal pública.

Por isso, não desperdice esta oportunidade de visitar este endereço sempre. Indique-o para seus colegas. Assim você está colaborando para elevar o nível da sua profissão, pois quanto mais preparados, mais condições terão de exigir seus direitos, propor alternativas e obter resultados.

E não espere pelo Estado. Cobre ações do poder público. Transmita noções de saúde bucal na sua esfera de influência, no clube, na escola do seu filho, na igreja, na associação de bairro etc. Desta forma, você passa de agente passivo da história para agente transformador da história.

Por isso, mais do que saudar os cirurgiões-dentistas nesta data, o Jornal do Site Odonto parabeniza os profissionais que os cirurgiões-dentistas podem vir a ser caso façam bom uso do conhecimento disponibilizado neste espaço e em outras fontes de referência.

Feliz Dia da Informação!


** Marcelo de Andrade é jornalista pós-graduado em Comunicação Social pela  Faculdade Cásper Líbero.
    E-mail: marceloandrade@editabr.com

PRIMEIRA PÁGINA

EDIÇÕES ANTERIORES

ARQUIVO DE LEGISLAÇÃO

FALE CONOSCO