artigos.gif (4618 bytes) logjornal.gif (4234 bytes)
Ano III - Nº 47 - Segunda quinzena de novembro de 2001

Guerra é solução para o quê?

Ricardo Massayuki Assada*

ricardoassa.gif (3187 bytes)

Quantos pregam que a guerra é a única solução para a Paz? Que os fins sempre justificam os meios? Qual a lógica de atos assustadores e de extrema violência, que entram com freqüência para o rol das atrocidades realizadas pelo Homem como meios de buscar a Paz?

Até quando a guerra será uma solução? Até quando eliminaremos outro ser humano apenas por não pensar como nós? Qual o grau de nossa intolerância?

Somos a única espécie que "teoricamente" tem o dom da racionalidade e mesmo assim matamos por esporte, inveja, intolerância e ódio. E chamamos de "predadores assassinos", animais que matam apenas para comer e sobreviver.

Na virada do milênio ainda não aprendemos a conviver uns com os outros. Quantos horrores ainda teremos que presenciar para aprender? Haverá tempo para isto?

Qual o real valor da vida? Qual o sentido? Se descartarmos a sua preciosidade sem o menor remorso ou sentimento, munidos de desculpas que o fazemos em busca da Paz. Após duas guerras mundiais e várias pequenas guerras, ainda não conseguimos avaliar os efeitos do ódio? Nós somos responsáveis!

Que Deus, independente do credo, nos ajude a ver que o primeiro passo para a evolução humana é resgatar dentro de nós o nosso principal valor, que é o sentimento do Amor incondicional. Acreditamos que nós temos potencial, que temos o poder de contagiar uns aos outros.

Emocionei-me ao assistir a um programa de televisão, onde foi entrevistado um kamikaze sobrevivente da 2ª Guerra Mundial. Foi lhe questionado o que tinha aprendido com a guerra. Ele sorriu e simplesmente disse: PAZ!

A guerra é solução? Sim. Se fizéssemos uma guerra mundial contra a miséria, a fome e as doenças, e aí poderia ser definida como "guerra santa".

O nosso mundo é apenas um! Quem sabe um dia as fronteiras dos países caiam como caiu o muro de Berlim e todos juntos comemoremos uma só bandeira! A bandeira do Amor.

Palavras têm a força. Vamos distribuir palavras. Mas palavras de Amor. Vamos dar o primeiro passo! Depende de nós!

"A melhor maneira de mudar a cabeça dos outros
é com amor, não com o ódio".

Dalai-Lama


* O autor é Cirurgião Dentista graduado pela FOP-UNICAMP; Pós-graduando em Gestão de Planos de Saúde pela São Camilo/ABRAMGE;  Coordenador do Curso Gestão em Odontologia - Capacitação em Administração e Marketing para o Cirurgião Dentista; Prêmio SINOG de Odontologia 2000; Auditor odontológico; Diretor Executivo da Odonto Manager – Consultoria em Odontologia. E-mails para: odontomanager@hotmail.com    Web Page: www.odontomanager.com.br   Este texto pode ser reproduzido desde que citado o autor e a fonte.

PRIMEIRA PÁGINA

EDIÇÕES ANTERIORES

ARQUIVO DE LEGISLAÇÃO

FALE CONOSCO