Ano VII nº 113 -

Últimas Notícias

Artigos/Crônicas

Bastidores

Cash

Corpo&Cuca

Editorial

Empresas

Lazer&Cia

Mural/Cartas

Na Rede

Pesquisa&Tecnologia

Profissão

Saúde

Saúde Bucal

3º Setor

Utilidade Pública

SERVIÇOS

Anuncie

Expediente

Fale com o JSO

Arquivo JSO

Legislação

Estatística

LINKS ÚTEIS

Agenda grátis

Clima/Tempo

Concursos

Cotações/Moedas

Horóscopo

Portal da Câmara

Portal do Consumidor

Viagens


Rally dos Sertões:

CDs voluntários fazem
1.427 atendimentos no interior do Brasil

   

A área de saúde foi um dos grandes destaques da Ação Social do Rally dos Sertões organizada pelo Instituto Brasil Solidário este ano. Além da doação de remédios e montagem de uma farmácia nas escolas atendidas, o programa levou consultas médicas e odontológicas à população que, em sua maioria, não têm acesso a estes serviços no interior do Brasil. O total de consultas, envolvendo as especialidades de oftalmologia, dermatologia, ginecologia, clínica geral, pediatria e odontologia, chegou a 7.600, o que representa um crescimento de 65% ante os 4.600 atendimentos feitos em 2005.

Especificamente na área de odontologia, os voluntários realizaram 1.427 atendimentos.

Também foram realizados trabalhos de conscientização e educação sobre a importância da higiene bucal, com doação de kits, orientação de escovação, educação alimentar, avaliação do Índice de Placa Bacteriana das crianças, implementação de programas de escovação diária na escola e até encenações teatrais e atividades didáticas.

Sem visão, não há educação

Outra atividade realizada com o apoio de parcerias foram os tratamentos oftalmológicos. Por meio do projeto “Sem visão não há educação”, que visa diminuir a evasão escolar de alunos com problemas de visão, além das consultas médicas, foram doados 424 óculos confeccionados sob medida. As pessoas, atendidas com equipamentos de última geração, todos adaptados para montagem nos locais dos trabalhos, puderam escolher a armação de seus óculos, entre modelos masculinos, femininos, adultos e infantis.

A população local também recebeu gratuitamente cerca de 2.900 testes, entre eles glicemia, colesterol e pressão arterial. Em cada um das escolas atendidas foi criada uma farmácia, com medicamentos e equipamentos, como maca portátil e sonar obstétrico para o programa de pré-natal.

Palestras e orientações

 

Além dos trabalhos de assistência médica, a Ação Social do Rally dos Sertões levou conhecimento à população, na tentativa de ajudar a prevenir doenças. Ao longo do ano, ocorreram diversas palestras e capacitações sobre temas como sexualidade, drogas, DSTs, hipertensão, nutrição, diabetes, câncer de colo do útero e saúde da família, que contaram com a participação de aproximadamente 1.600 moradores das cidades visitadas.

"Fizemos um relatório de cada uma das escolas e dos municípios. Agora aguardamos, até janeiro, o recebimento final das Avaliações de Impacto enviadas por cada uma das instituições, para apurarmos os pontos positivos e aqueles que podem ser melhor trabalhados no próximo ano", informa Luis Salvatore, presidente do Instituto.

A ação acontece com três viagens e trabalhos continuados ao longo do ano, sendo a segunda juntamente com o Rally dos Sertões. A terceira e última de 2006 terminou no final do mês de outubro. "Os resultados práticos estão superando todas as expectativas graças à divisão das consultas em três fases. Além disso, conseguimos ver a continuidade e o aproveitamento nos locais, o que nos dá segurança para saber que a manutenção ocorrerá pela própria comunidade e professores", afirma Salvatore.

As cidades que participam do programa este ano são: Goiânia (GO), Minaçu (GO), Ponte Alta (TO), Mateiros (TO), Corrente (PI), Barra (BA), Seabra (BA), Igatú (BA), Cândido Sales (BA) e Porto Seguro (BA). A escolha considera dados econômicos e sociais, além do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o roteiro do Rally dos Sertões.

Brasil Solidário

O Instituto Brasil Solidário  é uma organização sem fins lucrativos  (Oscip) - que tem como princípio o desenvolvimento de programas sociais em comunidades socialmente desfavorecidas e com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).  O objetivo é promover programas de continuidade e de desenvolvimento territoriais sustentáveis voltados à educação, saúde, preservação do meio ambiente e inclusão social, tornando-os uma referência no Brasil e no mundo pela excelência, seriedade, qualidade e confiabilidade de seus resultados comprovados.

 

PubE1131-151106

 

 


Copyright © 1999 Edita Comunicação.Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado,
transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização por escrito