Cadastre seu e-mail

 
Ano X nº 151 -

Agenda grátis

Clima/Tempo

Concursos

Cotações/Moedas

Horóscopo

Portal da Câmara

Portal do Consumidor

Viagens

Biossegurança Odontológica avança na América Latina

Lusiane Borges

 

Entre os dias 20 e 23 de janeiro foi realizado na cidade do Panamá o 35º Congresso FOCAP (Federação Odontológica da América Central e Panamá) que reúne seis países: Guatemala, El Salvador, Honduras, Nicarágua, Costa Rica e Panamá.

O tema Biossegurança teve grande destaque, tanto na grade científica quanto nas mesas diretoras de diversas reuniões, com o intuito de padronizar leis e normas de Biossegurança em todos os países membros da FOCAP.  Nota-se que há grandes disparidades entre esses países, sobretudo em relação ao Panamá, que conta com normas reguladas pela OSAP (Organization for Safety and Asepsis Procedures - organização mundial de Biossegurança em odontologia) e profissionais panamenhos comprometidos com o desenvolvimento do tema e sua aplicação efetiva.

Algumas importantes propostas foram colocadas e assinadas pelos dirigentes da FOCAP e das associações dos seis países. Seguem abaixo os grandes temas que nortearam as propostas colocadas em pauta:

  • Proposta 1 – Vigência da Biossegurança

  • Proposta 2 – Impacto imediato

  • Proposta 3 – Impacto no ensino universitário

  • Proposta 4 - Impacto na prática institucional

  • Proposta 5 - Impacto na prática privada

  • Proposta 6 - Impacto Ambiental

  • Proposta 7 – Criação de mesa de trabalho com o tema de gestão e manejo de resíduos de saúde    (sólidos, líquidos e gasosos)

Esse avanço da Biossegurança é muito significativo para a América Latina, em especial para o Brasil. Vale lembrar que em setembro deste ano a cidade de Salvador, Bahia, sediará o primeiro congresso da história da FDI (Federação Internacional de Odontologia) realizado na América Latina, desde sua fundação. Seu atual presidente, Dr. Roberto Vianna, é um brasileiro, fato igualmente inédito na história da FDI.

Sabemos que o tema Biossegurança ainda não é plenamente discutido com a devida importância no Brasil. Enquanto as salas de discussões e temas científicos se restringem às diversas especialidades odontológicas, a Biossegurança é sempre deixada em segundo plano e, quando abordada, fica restrita aos temas ligados somente à esterilização e desinfecção. É necessário avançar, sobretudo no tocante à proteção individual, protocolos de urgência em saúde ocupacional e gestão de resíduos de saúde.

Uma comissão latinoamericana de Biossegurança Odontológica se  reunirá no próximo encontro da OSAP, agendado para o mês de junho deste ano em Tampa, Flórida, no Simpósio da Entidade. Na ocasião discutiremos amplamente os temas específicos da área e sua aplicação na odontologia latinoamericana. No mês de setembro, a comissão juntamente com representantes da OSAP, se reunirá em Salvador durante a FDI.

O encontro na FDI é inédito e lançará a pedra fundamental da discussão de Biossegurança Odontológica e seus avanços no mundo, sobretudo na América Latina. Nessa oportunidade, traremos às mesas de discussão vários temas e propostas com o objetivo de conscientizar e realizar, na prática, protocolos mínimos e indispensáveis para a proteção dos profissionais de odontologia, sua equipe auxiliar e seus pacientes.

É importante a participação de toda a comunidade odontológica para que se obtenham os resultados esperados. Para tanto, estamos organizando uma coleção de trabalhos e propostas latinoamericanas de pesquisadores e docentes de odontologia, clínicos e estudantes que tenham interesse no tema. Todos os contatos e contribuições de brasileiros devem ser encaminhados ao e-mail lusianeborges@uol.com.br.

Vivemos um momento histórico. O Brasil é reconhecido na América Latina como uma liderança importante em diversos cenários: político, econômico e científico. Não podemos perder a oportunidade de expressar nossas idéias, necessidades e avanços científicos, em particular na área de Biossegurança Odontológica. Somamos quase 200 mil profissionais e podemos fazer valer nossas propostas, neste momento único em que lideranças mundiais estarão reunidas na cidade de Salvador, com toda sua atenção voltada para o Brasil.

Aguardo contatos dos interessados.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PubE151 01032010

* Lusiane Borges - Biomédica e Microbiologista (Unisa/Unifesp). Cirurgiã-dentista ( Umesp). Especialista e Pós-graduanda em  Controle de Infecção em Assistência à Saúde (Unifesp). Diretora técnico-científica da Biológica – Consultoria em Saúde.
lusianeborges@uol.com.br
www.portalbiologica.com.br

 

VEJA MAIS ARTIGOS&CRÔNICAS

 

3º Setor | Anuncie | Arquivo JSO | Bastidores | Estatística | Expediente | Legislação | Fale com o JSO | Mural/Cartas | Utilidade Pública

Copyright @ 1999 Edita Comunicação Integrada. Todos os direitos reservados.
Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização por escrito.
Melhor visualização 1024x768pixels