Ano X nº 146 -

Últimas Notícias

Artigos/Crônicas

Bastidores

Cash

Corpo&Cuca

Editorial

Empresas

Lazer&Cia

Mural/Cartas

Na Rede

Pesquisa&Tecnologia

Profissão

Saúde

Saúde Bucal

3º Setor

Utilidade Pública

SERVIÇOS

Anuncie

Expediente

Fale com o JSO

Arquivo JSO

Legislação

Estatística

LINKS ÚTEIS

Agenda grátis

Clima/Tempo

Concursos

Cotações/Moedas

Horóscopo

Portal da Câmara

Portal do Consumidor

Viagens


  

Praticar malabarismo aumenta
massa branca do cérebro, diz estudo

Atividades complexas provocam mudanças significativas na
estrutura do cérebro e melhoram seu funcionamento.

Praticar atividades complexas, como o malabarismo, pode produzir mudanças significativas na estrutura do cérebro e melhorar seu funcionamento, segundo um estudo publicado na revista científica Nature Neuroscience. Segundo a pesquisa, a atividade aumentaria a massa encefálica branca - sistema de fibras e nervos que atua na transmissão de informações que serão processadas pela massa cinzenta e considerada como o sistema de rede do cérebro.

Seis semanas de malabarismos

Os pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra, analisaram 24 adultos que não sabiam fazer malabarismo durante um período de seis semanas. Os participantes foram divididos em dois grupos - o primeiro recebeu seis semanas de treinamento de malabarismo e praticaram a atividade 30 minutos por dia. O segundo grupo permaneceu sem a atividade. Para identificar as possíveis mudanças no cérebro dos adultos, os pesquisadores realizaram exames de ressonância magnética nos participantes no início e no final das seis semanas.

Os resultados indicaram que os adultos que praticaram malabarismo apresentaram um aumento de 5% na chamada massa branca. O aumento foi identificado na parte posterior do cérebro, chamada de sulco intraparietal, que contém nervos que reagem quando tentamos alcançar objetos incluídos na visão periférica.

Aumento da massa branca

Segundo os pesquisadores, o aumento na massa branca está relacionado ao tempo gasto na prática da atividade e não no nível de destreza com os malabares. Isso porque houve variação na habilidade dos 12 adultos que praticaram malabarismo depois das seis semanas.

Serão necessários mais estudos para identificar o que muda no cérebro quando as pessoas estão aprendendo uma atividade complexa. Além disso, ela afirmou ainda que mais pesquisas serão necessárias para avaliar se os resultados mostram mudanças no formato ou no número de fibras nervosas.

Aprimorar o cérebro

Os pesquisadores afirmaram ainda que o estudo tem aplicações clínicas, mas ainda bem distantes. "Saber que os caminhos do cérebro podem ser aprimorados pode ser significativo em longo prazo para novos tratamentos para doenças neurológicas como a esclerose múltipla, quando esses caminhos estão degradados", disse um dos pesquisadores ao site Diário da Saúde. A professora Cathy Price, da Wellcome Trust Centre for Neuroimaging, que trabalhou na pesquisa da imagem neurológica, afirmou que é "animador ver provas de que o treinamento pode mudar as conexões da massa branca". Alterações e aumento da massa cinzenta há haviam sido objetos de estudos anteriores, mas uma melhoria da massa branca ainda não havia sido demonstrada.

 

Fonte: Diário da Saúde

 

 

 

Veja mais notícias em CORPO&CUCA

 

Ed 146 - 07/10/2009


Copyright © 1999 Edita Comunicação.Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado,
transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização por escrito