Ano X nº 146 -

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Emagreça de forma saudável

Nada de receitas radicais para perder aqueles quilinhos a mais. Confira algumas dicas saudáveis para perder peso sem deixar de lado a qualidade da alimentação.

Sempre que vai chegando o final do ano, muitas pessoas começam a se preocupar com o corpo e o bem estar. Para não “fazer feio” nas festas de fim de ano e no verão, muitos optam pelas dietas para perder peso. Os especialistas afirmam que nada pode ser muito radical e o ideal é melhorar a qualidade da alimentação, sem esquecer que o prazer no momento da refeição deve permanecer. Por isso é necessário ter um momento reservado no dia a dia dedicado à alimentação. Seguem algumas dicas para que você perca peso de forma responsável e saudável.

Consumo de água pode ajudar a inibir apetite

O ideal é beber água o dia todo, de 150 a 200 ml por copo, chegando a um total de dois litros por dia. A água ajuda a inibir o apetite, pois muitas vezes o organismo dá sinal de fome, quando na realidade está desidratado. Então, quando se mantém o organismo hidratado fica um pouco mais fácil afastar a fome.

Atividade física

A atividade física é imprescindível e deve ser realizada com a orientação de um educador físico. Hoje a recomendação é de que pessoas com peso adequado devem praticar 30 minutos de atividade física todos os dias para aumentar ou manter seu gasto energético e aumentar ou manter a massa muscular.

Existem pessoas que além da atividade física necessitam de apoio emocional, portanto para se ter um bom resultado na perda de peso ao menos quatro profissionais deveriam estar envolvidos: nutricionista, o médico, o educador físico e o psicólogo. Para entrar em forma é necessário adequar os nutrientes e ficar atento a quantidade que será ingerida ao longo do dia.

Para emagrecer: cada caso é um caso, mas em média o consumo de calorias diário deve ser de 1200 calorias

Uma pessoa que deseja perder peso e quer se manter magra deve consumir por dia, me média, 1200 calorias. A quantidade de calorias exatas vai depender de qual é o gasto energético dessa pessoa. Uma pessoa que pratica atividade física todos os dias tem um gasto energético diferente de outra que é sedentária.

Consumo diário de frutas ajuda a controlar apetite

O consumo de frutas é muito importante, porque o sabor doce e as vitaminas e minerais contidas nesses alimentos auxiliam no controle do apetite. O ideal é consumir de três a cinco frutas por dia. Comer verduras, legumes no almoço e jantar, variando a cor e modo de preparo desses alimentos, aumenta a ingestão da fibras que auxilia no processo de saciedade. As vitaminas e os minerais presentes nesses alimentos auxiliam no processo de perda de peso, porque ajudam a diminuir a ansiedade e auxiliam no gasto de energia.

Alimentos

Alimentos ricos em carboidratos, principalmente feitos com farinha de trigo refinada, devem ser substituídos por alimentos feitos com farinha integral (ex. pão integral, biscoito integral, bolo integral), pois as fibras presentes nesse tipo de alimentos evitam que os carboidratos sejam rapidamente absorvidos e ocorra uma produção grande de insulina e com isso grande absorção de glicose que será transformada em gordura corporal, principalmente abdominal.

Para melhorar a alimentação, o essencial é retirar açúcares refinados e qualquer alimento que os contenha, como os doces, refrigerantes, entre outros. Esse tipo de alimento é metabolizado muito rápido pelo organismo e será, com certeza, armazenado como gordura, principalmente abdominal.

Alguns alimentos podem ser incluídos para diminuir a ansiedade e aumentar a saciedade. Hoje estudos em torno de biscoitos feitos de amaranto, um grão originário dos Andes e hoje também cultivado no Brasil, mostra que esse alimento tem efeito de reduzir níveis de colesterol do sangue e redução do apetite.

O azeite extra-virgem também é um aliado para quem deseja perder peso. Por ser rico em gordura monoinsaturada, ele estimula a secreção de sais biliares que ajudam na digestão das gorduras ingeridas. O ideal é fazer a utilização do azeite em pratos frios, como saladas, e uma colher de sopa, no máximo, é o suficiente.

Chá verde

Para acelerar o metabolismo, consumir três xícaras de chá verde ao dia é um bom aliado, pois é um excelente antioxidante. Evite carnes gordurosas e alimentos embutidos como salsicha, linguiça, mortadela, salame, entre outros, pois eles contém grande quantidade de gordura saturada, que também vai favorecer o acúmulo de gordura abdominal. Prefira carnes assadas, cozidas ou grelhadas.

 

Fonte: Vya Estelar

 

 

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Ed 146 - 07/10/2009


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