Cadastre seu e-mail

 
Ano X nº 148 -

Agenda grátis

Clima/Tempo

Concursos

Cotações/Moedas

Horóscopo

Portal da Câmara

Portal do Consumidor

Viagens

CORPO&CUCA

 

Pro Teste analisa 10 principais
marcas de protetor solar e reprova 8

 

De acordo com a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste), os riscos do seu protetor solar não estar causando os benefícios esperados são enormes. A empresa analisou 10 das principais marcas de protetores solares do país e apontou que oito delas não são eficazes.

Os erros vão desde a composição até a embalagem dos produtos. A Pro Teste afirma, por exemplo, que marcas como Avon, Banana Boat, Coppertone e Episol utilizam na composição o benzophenone-3, um agente potencialmente cancerígeno que já é proibido na Europa.

O fator de proteção também foi analisado e alguns produtos apresentam um fator muito baixo de proteção. Marcas como Natura, Banana Boat, Episol e Coppertone apresentaram proteção UVA menor do que 1/3 do FPS, número considerado irregular. As embalagens também foram reprovadas pela Pro Teste. Algumas marcas trazem dados incorretos sobre o fator de proteção e apresentam informações em fontes pequenas - o que torna a leitura praticamente impossível - ou que não informam o fator de proteção UVA.

 

Como aconteceu o teste:

Para a sua realização, a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor utilizou sete pontos fundamentais para confirmar os benefícios dos produtos.

Rotulagem: análise do rótulo para verificar a existência de todas as informações consideradas importantes pelos consumidores.

Reprovada: Hélioblock (La Roche-Posay).

Composição: verificação da existência do benzophenone-3. Ingrediente potencialmente cancerígeno.

Reprovadas: Sundown, Nivea, Natura Fotoequilíbrio, Episol Loção Oil Free, Coppertone, Banana Boat Bloqueador Solar Ultra, Avon Sun.

Irritabilidade: teste com voluntárias para verificar a porcentagem de irritabilidade.  

Todas foram aprovadas.

Hidratação: análise para verificar aumento da hidratação da pele após duas, quatro e seis horas do uso dos protetores.

Todas foram aprovadas. 

Proteção: por meio de aparelhos, é medida a proteção (FPS) UVA e UVB proporcionada pelos protetores.

Reprovadas: Coppertone Loção, Episol Loção Oil Free, Natura Fotoequilíbrio e Banana Boat.

Bloqueador Solar Ultra Resistência: medição da fotoestabilidade dos produtos para verificar se eles são estáveis nas condições reais de uso, ou seja, durante a exposição solar.

Reprovadas: Avon, Hélioblock (La Roche-Posay), Nivea Sun Loção Solar Protetora, Banana Boat Bloqueador Solar Ultra e Sundown.

Teste em uso: respostas de voluntários para verificar se o produto é espalhado com facilidade, se deixa a pele oleosa, se é absorvido rapidamente e se o odor é agradável.

Reprovadas: Coppertone Loção, Banana Boat e Hélioblock (La Roche-Posay).

 

Reivindicações da Pro Teste

  • A obrigatoriedade de o fator UVA ser, no mínimo, um terço do FPS do produto, como ocorre na Europa.

  • Que seja indicado no rótulo o fator de proteção UVA.

  • A obrigatoriedade de testes de fotoestabilidade.

  • A redução do prazo de validade dos protetores (de dois anos para um ano).

  • A proibição da substância benzophenone-3. 

A melhor opção

De acordo com a análise, apenas duas marcas apresentam formulação e embalagem eficazes. A marca que ganhou mais pontos foi a o L'Oréal Solar Expertise e, em segundo lugar, ficou a marca Cenoura & Bronze.

  

Fonte: Minha Vida

 

 

Edição 148 - 01/12/2009

 

 

VEJA MAIS EM CORPO&CUCA

 

3º Setor | Anuncie | Arquivo JSO | Bastidores | Estatística | Expediente | Legislação | Fale com o JSO | Mural/Cartas | Utilidade Pública

Copyright @ 1999 Edita Comunicação Integrada. Todos os direitos reservados.
Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização por escrito.
Melhor visualização 1024x768pixels