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13/01/2010

 

Alimentação equilibrada aliada a
hábitos saudáveis é receita de longevidade

Alimentação equilibrada aliada a outros hábitos saudáveis, como atividade física, controle da pressão arterial, e parar de fumar é receita de longevidade, dizem os especialistas no assunto. O ideal é manter um equilíbrio alimentar – alertam aos especialistas -, utilizando tudo que nossa alimentação oferece, como proteínas, carboidratos e fibras, em medidas adequadas, com o consumo de calorias compatível com a energia que precisamos.

Uma dieta rica em fibras com grande variedade de frutas e vegetais reduz o nível de colesterol ruim (LDL), princípio de complicações como o AVC (Acidente Vascular Cerebral) e o infarto. Alguns alimentos, ricos em fibras, que não devem faltar no cardápio, são aveia, legumes, frutas com casca, cevada, cenoura, quiabo, ameixa, laranja e verduras. Podem ser incluídos, também, abacate, nozes, castanhas, azeite de oliva, óleo de linhaça, óleo de noz, óleo de soja e óleo de canola, que contêm gordura monoinsaturada - benéfica para o equilíbrio da pressão arterial -, além de peixes como salmão, arenque e cavalinha, ricos em ômega 3.

O consumo de pratos irresistíveis exige, assim, cuidado extra, principalmente daqueles que têm problemas vasculares. Além do já frequente fast food no cotidiano alimentar, o chocolate, frituras, embutidos e pratos como feijoada são ricos em gorduras saturadas, que comprometem a saúde do coração.

São alimentos com muito colesterol de baixa densidade - o LDL. Se ingerido em excesso, esse colesterol se deposita na parede dos vasos sanguíneos, formando a aterosclerose, que leva ao desenvolvimento de doenças vasculares mais graves. O local acometido pela aterosclerose varia de acordo com cada organismo e com outros fatores de risco, como hipertensão e diabetes.

Há empresas especializadas nesta área, que ajudam a ter uma alimentação balanceada, suprindo a falta de tempo das pessoas. Em São Paulo, um serviço inédito (www.prontolight.com) auxilia na educação alimentar daqueles que precisam e querem adotar uma dieta saudável em casa e no trabalho.

Cardápios ricos em nutrientes e vitaminas presentes nos grupos das proteínas, carboidratos e legumes podem ser facilmente montados por consumidores com falta de tempo. Os alimentos são 100% livres de óleos e possuem baixo teor de gordura.  As porções, embaladas a vácuo, ficam prontas depois de aquecidas por dois minutos no forno microondas.

Refeições por grupos (proteínas - construtores, carboidratos - energéticos e legumes - reguladores) e por quantidades (100, 150 e 200g) são elaboradas, permitindo que seja personalizada a combinação de acordo com o gosto e a necessidade de cada pessoa, o que oferece praticidade e auxilia o trabalho dos nutricionistas. 

Uma das grandes dificuldades é fazer com que o paciente siga as orientações. Em geral, a recomendação é uma dieta composta de 4 a 6 refeições ao dia com alimentos ‘corretos’ e na 'dose certa', quando comprar, preparar e separar a porção dos alimentos de acordo com a orientação, passa a ser um empecilho. 

 

 

 

 

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