Cadastre seu e-mail

 
Ano X nº 152 -

 

3º Setor

Anuncie

Arquivo JSO

Bastidores

Estatística

 Expediente

Fale com o JSO

Legislação

Mural/Cartas

Utilidade Pública

Agenda grátis

Clima/Tempo

Concursos

Cotações/Moedas

Horóscopo

Portal da Câmara

Portal do Consumidor

Viagens

Para saber mais sobre Noma

Winds of Hope Foundation – Lausanne (Suíça) Avenue de Florimont, 20 - CH 1006 Lausanne Suisse
(+41 21) 320 77 22

CONTATOS
info@windsofhope.org

www.windsofhope.org

www.nonoma.org

 

Editorial

Edição 151 - 07/03/2010

 

A mulher na Odontologia

 

O Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, se reveste de importância especial para a Odontologia no Brasil. Em todo o País, as CDs ocupam 56% dos postos de trabalho da profissão em 25 dos 27 estados da federação, conforme dados de pesquisa recente denominada Perfil Atual e Tendências do CD Brasileiro, promovida pelo Ministério da Saúde, Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (Fousp). Dos 220 mil cirurgiões dentistas registrados no Conselho Federal de Odontologia, 123,2 mil são mulheres, apesar de que a distribuição desses profissionais ainda seja desigual para todas as regiões.

Os números revelam uma mudança forte no perfil dos odontólogos brasileiros. Até 1970, a presença masculina dominava o mercado com 90% das ocupações. De lá para cá, as mulheres saltaram dos miúdos 10% para mais da metade da categoria. Essa mudança tem significado maior, na medida em que a presença feminina adquire cada vez mais responsabilidades, não só como profissionais, mas como mulheres, mães e até provedoras da família.

Outro aspecto que merece atenção ao nos voltarmos para o profissionalismo feminino no Dia Internacional da Mulher é o da sobrecarga de trabalho que elas mesmas se impõem, por amor próprio em primeiro lugar e, secundariamente, pela posição decorrente na sociedade ou comunidades a que pertencem. Por essa opção profissional e de vida – como em muitas outras também – elas chamam para si uma dupla e às vezes tripla responsabilidade como cidadã comum. Pela ordem, cuidam, gerenciam e mantêm de tudo o que se relaciona com o seu trabalho, dirigem seus lares e, muitas vezes, os próprios familiares; e, ainda, estudam para se manter atualizadas na profissão, exigência fundamental para a atividade do CD.

Há pesquisas que provam que nada mudou com relação ao trabalho doméstico no que diz respeito à distribuição dos afazeres entre homens e mulheres. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), essa realidade se encaixa no quadro que exibe os arranjos familiares, onde mais mulheres passaram a ocupar o posto de chefes da família e seus estudos já figuram como superiores aos dos homens. Aqui também aparece de forma bem clara a sobrecarga de trabalho para o lado feminino. E essa conseqüência, ainda não devidamente reequilibrada nas condutas familiares, representa uma ameaça à saúde das mulheres, que precisam e devem se manter atentas. Com relação a essa preocupação, as CDs têm, uma vez mais, outra responsabilidade, na condição que ocupam de agentes de saúde. E uma responsabilidade dupla - a de buscar para si uma vida saudável e a de promover a saúde junto a pacientes e pessoas próximas.

Já existem comprovações científicas, por suas evidências, que revelam o quanto a mulher moderna passa por processos de estresses severos decorrentes de suas duplas e duras jornadas de trabalho. Seja por distúrbios psicológicos, transtornos físicos e até consumo exagerado de álcool, a conseqüência da sobrecarga sinaliza de forma severa e pontual. Daí a importância de as mulheres se manterem vigilantes.

Neste Dia Internacional da Mulher, o Jornal do Site Odonto se associa às comemorações da importante data para a sociedade como um todo e faz um cumprimento muito especial às CDs de todo o Brasil. Parabéns!!

 

Os editores

Zaíra Barros e Joaquim Lourenço

 
 

 

Copyright @ 1999 Edita Comunicação Integrada. Todos os direitos reservados.
Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização por escrito.
Melhor visualização 1024x768pixels