Ano X nº 146 -

Últimas Notícias

Artigos/Crônicas

Bastidores

Cash

Corpo&Cuca

Editorial

Empresas

Lazer&Cia

Mural/Cartas

Na Rede

Pesquisa&Tecnologia

Profissão

Saúde

Saúde Bucal

3º Setor

Utilidade Pública

SERVIÇOS

Anuncie

Expediente

Fale com o JSO

Arquivo JSO

Legislação

Estatística

LINKS ÚTEIS

Agenda grátis

Clima/Tempo

Concursos

Cotações/Moedas

Horóscopo

Portal da Câmara

Portal do Consumidor

Viagens


A “Vertigem” de osgemeos em São Paulo

Dupla de artistas plásticos brasileiros mostram um olhar sensível sobre o cotidiano brasileiro, indo da periferia urbana ao folclore nordestino.

A dupla de artistas plásticos osgemeos traz para São Paulo a nova mostra “Vertigem”. A exposição fica em cartaz até 13 de dezembro no Museu de Arte Brasileira, na Faap. Paulistanos de 1974, os gêmeos idênticos Gustavo e Otávio Pandolfo começaram sua trajetória na street art em meados dos anos 1980, retratando as culturas regionais do Brasil nos muros de São Paulo. O trabalho da dupla está diretamente ligado à sua vivência na cidade.

 A exposição na Faap reúne graffiti com as artes plásticas em instalações, pinturas, esculturas e objetos sonoros. As obras traduzem o sensível olhar da dupla sobre o cotidiano brasileiro, da periferia urbana ao folclore nordestino, em cenários surrealistas que remontam uma atmosfera de sonho por meio de cores alegres e personagens melancólicos.

 “A beleza das cores, saturação de tons e formas é o que torna fascinante o trabalho da dupla. Esses elementos nos apontam uma alteração dos padrões estéticos da arte contemporânea atual. As personagens e suas fantasias e roupas, que sugerem uma inocente vaidade, misturam-se a retratos de famílias humildes, ninfas, corpos humanos com cabeças de peixes... Definindo seu processo criativo, osgemeos afirmam transformar aquilo que aparece em seus sonhos”, explica Renato Silva no texto do catálogo da exposição.

Trajetória

Em 1993, osgemeos começaram a participar de mostras coletivas. Seis anos depois, suas criações entraram para o cenário internacional da arte urbana contemporânea, e também do circuito comercial, no Reino Unido, França, Alemanha, Portugal, Espanha, Itália, Grécia, Holanda, Cuba, Japão, China, Austrália e nos Estados Unidos, onde são representados pela Deitch Projects, a mesma galeria de Keith Haring e Jean-Michel Basquiat.
Em 2007, eles foram convidados para pintar o castelo histórico de Kelburn, em Ayrshire, um dos mais importantes da Escócia. Em 2008, a dupla pintou a famosa fachada, às margens do Tamisa, do prédio da Tate Modern de Londres, templo da arte contemporânea internacional.

 Em junho deste ano eles coloriram em Nova York o grande muro pintado por Keith Haring, em 1982, que imortalizou o cruzamento da Bowery com a Houston. O trabalho rendeu à dupla críticas positivas na imprensa, incluindo o "New York Times". 

 

SERVIÇO:

'Vertigem' - osgemeos

Quando: de 25 de outubro a 13 de dezembro (3a. a 6a. feira, das 10 às 20h; sáb., dom. e feriados, das 10 às 17h)
Onde: Faap, Rua Alagoas, 903, Higienópolis, tel. (11) 3662-7198
Quanto: grátis

Fonte: G1

 



Edição 146 - 16/10/2009

 

 

LEIA MAIS SOBRE LAZER&CIA


Copyright © 1999 Edita Comunicação.Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado,
transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização por escrito