Ano X nº 147 -

Últimas Notícias

Artigos/Crônicas

Bastidores

Cash

Corpo&Cuca

Editorial

Empresas

Lazer&Cia

Mural/Cartas

Na Rede

Pesquisa&Tecnologia

Profissão

Saúde

Saúde Bucal

3º Setor

Utilidade Pública

SERVIÇOS

Anuncie

Expediente

Fale com o JSO

Arquivo JSO

Legislação

Estatística

LINKS ÚTEIS

Agenda grátis

Clima/Tempo

Concursos

Cotações/Moedas

Horóscopo

Portal da Câmara

Portal do Consumidor

Viagens


 

Chegou a bíblia da mesa italiana

“A ciência na cozinha e a arte de comer bem” é um livro com 790 receitas. E só podia ser italiano. Lançado originalmente há 118 anos por Pellegrino Artusi, filósofo de Forlimpopoli, na Emilia-Romagna, mas vivido na Toscana, o livro tornou-se um clássico da gastronomia mundial, com versões em alemão, holandês, inglês, espanhol, agora em português e no ano que vem em japonês.

Recheada de alquimias culinárias próprias dos italianos, mais o seu jeito descontraído e muitas vezes simples, a obra é até hoje considerada a bíblia da culinária da Itália. E, como não poderia deixar de ser, um bíblia bem-humorada, com anedotas, passagens curiosas e explicações sobre termos complicados da Toscana. Entre uma receita e outra, o autor expõe reflexões, comenta o poder nutritivo dos alimentos e, logicamente, dá suas pitadas de alegria, que cabem redondo à mesa farta. São receitas dos pratos mais saborosos, de antepastos a carnes, sopas, massas, sobremesas e drinques. Tudo colocado como uma boa conversa animada, com simplicidade e um foco bem temperado que valoriza o prazer de comer bem.

A obra de Artusi foi escrita e publicada em 1891, quando a Itália passava por momentos apertados. Era o importante processo de unificação do país, então arrasado, sobretudo financeiramente. Muitas iniciativas literárias contribuíram para a consolidação da língua italiana – na época bastante fragmentada pela existência de inúmeros dialetos em todo o país. Também para a unificação esta “bíblia da cozinha” fez o seu papel.

“A ciência na cozinha e o prazer de comer bem”, ou simplesmente a bíblia da culinária italiana, foi lançada em São Paulo dia 6 de novembro, no Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro.

Serviço:

Preço: R$ 60,00

Mais informações:
aer-bandeirante@ig.com.br


Edição 147 - 11/11/2009

 

LEIA MAIS SOBRE LAZER&CIA


Copyright © 1999 Edita Comunicação.Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado,
transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização por escrito