Cadastre seu e-mail

 
Ano X nº 148 -

Agenda grátis

Clima/Tempo

Concursos

Cotações/Moedas

Horóscopo

Portal da Câmara

Portal do Consumidor

Viagens

LAZER&CIA

Edição 148 - 18/12/2009

 

A poesia e música do cancioneiro brasileiro

O terceiro documentário mais assistido no Brasil em 2009, Palavra (En)cantada será lançado em DVD duplo no início de dezembro, pela gravadora Biscoito Fino. O público terá acesso a mais de 1h30 de extras inéditos, com pérolas como a interpretação de Adriana Calcanhotto (foto) para a canção portuguesa “Ela tinha uma amiga”, de Manoela de Freitas e José Mario Branco, e a leitura de Maria Bethânia para trechos do livro “Dentro da noite Veloz”, de Ferreira Gullar.

Além disso, o DVD traz um material destinado a escolas e universidades, e vem com cinco módulos divididos por temas específicos, para o professor exibir em sala e promover discussões com os alunos. A equipe de pesquisa do filme, formada pelo Diretor de Letras da PUC-RJ, Julio Diniz, além de Frederico Coelho e Heloisa Tapajós, também está trabalhando no material de apoio ao professor, que ficará disponível para download no site do filme www.palavraencantada.com.br.

Palavra (En)cantada recebeu o Prêmio de Melhor Direção de Documentário do Festival do Rio 2008 e muitos elogios da crítica: “Festa para os olhos e ouvidos” (O Estado de S. Paulo), “Filme delicioso” (Notas Musicais),"É, provavelmente, o mais sedutor espetáculo do gênero desde Vinicius" (O Globo), "Saí do cinema querendo mais" (Valor Econômico).

O documentário é uma verdadeira viagem na história do cancioneiro brasileiro, com um olhar especial para a relação entre poesia e música. Dos poetas provençais ao rap, do carnaval de rua aos poetas do morro, da bossa nova ao tropicalismo, Palavra (En)cantada passeia pela música brasileira até os dias de hoje, costurando depoimentos de grandes nomes da nossa cultura, performances musicais e surpreendente pesquisa de imagens.
O filme conta com a participação de Adriana Calcanhotto, Antonio Cicero, Arnaldo Antunes, BNegão, Black Alien, Chico Buarque, Ferréz, Jorge Mautner, José Celso Martinez Correa, José Miguel Wisnik, Lirinha, Lenine, Luiz Tatit, Maria Bethânia, Martinho da Vila, Paulo César Pinheiro, Tom Zé e Zélia Duncan. Imagens de arquivo resgatam momentos sublimes de Dorival Caymmi, Caetano Veloso e Tom Jobim.

Ficha Técnica:

Um filme de Helena Solberg e Marcio Debellian
Direção: Helena Solberg
Produtor: David Meyer
Roteiro: Diana Vasconcellos, Helena Solberg, Marcio Debellian
Argumento e Co-Produtor: Marcio Debellian
Montagem: Diana Vasconcellos
Fotografia: Pedro Farkas e Luis Abramo
Coordenação de Pesquisa: Julio Diniz
Pesquisadores: Frederico Coehlo e Heloisa Tapajós
Pesquisa de Arquivo: Antonion Venancio
Palavra (En)cantada e uma produção da Radiante Filmes

 

Fonte: Jornal da Tarde


 

 

 

VEJA MAIS EM LAZER&CIA

 

3º Setor | Anuncie | Arquivo JSO | Bastidores | Estatística | Expediente | Legislação | Fale com o JSO | Mural/Cartas | Utilidade Pública

Copyright @ 1999 Edita Comunicação Integrada. Todos os direitos reservados.
Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização por escrito.
Melhor visualização 1024x768pixels