Cadastre seu e-mail

 
Ano X nº 151 -

Agenda grátis

Clima/Tempo

Concursos

Cotações/Moedas

Horóscopo

Portal da Câmara

Portal do Consumidor

Viagens

LAZER&CIA

01/03/2010

 

Moderno museu dedicado a Chopin é inaugurado em Varsóvia

Um museu ultramoderno dedicado a Frédéric Chopin foi inaugurado em Varsóvia, em ocasião do bicentenário do nascimento do compositor, constatou a AFP. Situado no antigo palacete Ostrogski, às margens do Vístula, totalmente restaurado, o museu pretende mergulhar o visitante no universo de Chopin por meio de equipamentos audiovisuais e interativos de alta tecnologia. "É um dos museus mais modernos do mundo", disse aos jornalistas o ministro polonês da Cultura Bogdan Zdrojewski.

Graças a diversos monitores, projetores e caixas de som, "o visitante pode seguir um itinerário adaptado aos seus próprios interesses e capacidades de percepção", explicou à AFP a curadora do museu, Alicja Knast. O visitante ativa diferentes elementos da exposição graças a um mapa inteligente que serve como ingresso e chave, abrindo as paisagens visuais e sonoras a sua escolha. Uma sala equipada com telas táteis permite que as crianças entrem em contato com Chopin e sua época.

O museu tem à sua disposição a maior coleção de objetos relacionados ao grande compositor romântico: manuscritos e edições originais de suas obras, cartas e diferentes escritos, retratos e obras biográficas.

No dia 1º de março, dia provável de nascimento de Chopin, sua música foi apresentada nas salas da Filarmônica de Varsóvia, no Palácio Real de Varsóvia e na casa onde nasceu o compositor, em Zelazowa Wola, 60 quilômetros a oeste da capital polonesa.

Depois de ter passado os 20 primeiros anos de sua vida na Polônia, Frédéric Chopin deixou seu país natal em novembro de 1830, pouco antes de uma insurreição polonesa contra a Rússia, para viver em Viena, e depois em Paris, onde morreu aos 39 anos, no dia 17 de outubro de 1849.

O endereço do site do museu é: www.chopin.museum.

Fonte: France Press

 

 

 

VEJA MAIS EM LAZER&CIA

 

3º Setor | Anuncie | Arquivo JSO | Bastidores | Estatística | Expediente | Legislação | Fale com o JSO | Mural/Cartas | Utilidade Pública

Copyright @ 1999 Edita Comunicação Integrada. Todos os direitos reservados.
Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização por escrito.
Melhor visualização 1024x768pixels