E-commerce:
em 10 anos, cresceu 15%.
Até 2014, mais 30%
O comércio
eletrônico está ganhando espaço pela comodidade proporcionada de poder
comprar sem filas, sem trânsito e sem precisar sair de casa e pelo numero
de ofertas oferecidas na rede. Com isso, nos últimos 10 anos o e-commerce
apresentou um crescimento de 15% em todo o território nacional. Para os
próximos cinco anos, o aumento esperado é de 30%.
Em 2008, o
segmento apresentou um faturamento considerável de R$ 8,2 bilhões. A
expectativa é de que, agora, esse valor atinja a marca dos R$ 10,5
bilhões. O aumento do faturamento está atrelado ao crescimento do número
de empresas que possuem lojas virtuais, pois 10 mil empresas brasileiras
estão vendendo na internet, um número ainda tímido quando considerado que
ele representa apenas 6% do total de varejistas do País.
A
conseqüência desse crescimento é o constante aumento do investimento em
publicidade na web, que em 2008 registrou um aumento de 44%. No Reino
Unido, o investimento publicitário na Internet já superou o da televisão,
no primeiro semestre deste ano.
Dica do
especialista Reinaldo Martins, da Tray Sistemas: para quem está planejando
atuar no comércio eletrônico, deve-se investir principalmente na qualidade
dos serviços de atendimento ao cliente e entrega de produtos. "Esses
fatores interferirão diretamente na opinião que os clientes estabelecerão
sobre o seu negócio e influenciarão na decisão da realização de uma
segunda compra e indicação de sua loja para outros clientes", conclui.
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Ed145_11/09/2009
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