Ano X nº 146 -

Últimas Notícias

Artigos/Crônicas

Bastidores

Cash

Corpo&Cuca

Editorial

Empresas

Lazer&Cia

Mural/Cartas

Na Rede

Pesquisa&Tecnologia

Profissão

Saúde

Saúde Bucal

3º Setor

Utilidade Pública

SERVIÇOS

Anuncie

Expediente

Fale com o JSO

Arquivo JSO

Legislação

Estatística

LINKS ÚTEIS

Agenda grátis

Clima/Tempo

Concursos

Cotações/Moedas

Horóscopo

Portal da Câmara

Portal do Consumidor

Viagens


Software

Aprenda como usar os
vários recursos do Google

Quando surge uma dúvida na internet, para muitos internautas, não há “professor” melhor que o Google. Seja para buscar algum site, tirar uma dúvida, consultar o melhor caminho para chegar a algum lugar ou saber as novidades daquele artista ou programa predileto, o Google tornou-se um referencial. O site oferece grande diversidade de possibilidades, e as dicas abaixo podem ajudar a utilizar melhor algumas delas.

Aspas - Para buscar uma frase exata, use aspas. Assim, os resultados terão a expressão que você procura com as palavras na mesma ordem em que você as digitou.

 

Exclusão - Use o hífen antes de um termo para excluí-lo dos resultados da pesquisa. Se você quer encontrar referências a Xuxa que não contenham a palavra Meneghel, por exemplo, basta procurar por Xuxa - Meneghel.

 

Asterisco - Um asterisco indica a falta de uma expressão. Suponha que você tenha esquecido uma das palavras que compõem um ditado popular. Busque, entre aspas, "em casa de * o espeto é de pau". Nos resultados, você encontrará referências à frase com o termo ausente (nesse caso, ferreiro).

 

Tipo de arquivo - O Google é capaz de encontrar conteúdo dentro de documentos hospedados na rede em formatos como Word (DOC) e Excel (XLS). Basta usar o operador filetype, seguido de dois pontos e da extensão do arquivo, sem espaços.

Para encontrar, em PDF, o texto de Dom Casmurro, de Machado de Assis, faça uma busca por Machado de Assis Dom Casmurro filetype:pdf.

 

Site específico - Dá para fazer uma busca com resultados que se restrinjam a apenas um site. Para encontrar referências a Pablo Picasso no UOL, por exemplo, procure por Pablo Picasso site:www.uol.com.br.

 

Pesquisa avançada - Clicando no link Pesquisa Avançada na página inicial do Google, você tem acesso a uma série de opções, como restrições a resultados em apenas certos idiomas ou de sites de determinado país. Nessa página, você pode fazer buscas como as das dicas acima sem precisar decorar nenhum comando.

 

Nova barra lateral

 

Na semana passada, o Google anunciou uma nova barra lateral com alternativas de refinamento de busca. Para ter acesso a ela, por enquanto, é preciso usar a versão em inglês do buscador. Acesse www.google.com.br e clique em Google.com in English.

 

Depois de fazer uma busca, clique em Show options. Na lateral esquerda, você verá a lista completa de opções. É possível restringir a pesquisa a vídeos (Videos), fóruns de discussões (Forums) e resenhas (Reviews) - esse último é útil para encontrar críticas de filmes, livros, discos etc. Há ainda opções para restringir a busca a resultados recentes, das últimas 24 horas, da última semana e do último ano.

 

Clicando em Images from the page, figuras que estão nas páginas encontradas aparecerão ao lado dos resultados. Se você escolher a opção More text, será expandida a área de resultados que reproduz trechos de texto da página que contenham os termos pesquisados.

 

Em Related searches, você vê uma lista de buscas relacionadas à sua pesquisa. Termos relacionados a São Paulo, por exemplo, incluem Rio de Janeiro e Salvador. Já o recurso Wonder wheel mostra buscas relacionadas de maneira gráfica - na forma de uma roda. Basta clicar nas expressões que aparecem nas extremidades para ver, na mesma página, os resultados. Em Timeline, você vê os resultados de busca divididos em uma linha do tempo.

 

Fonte: Folha de São Paulo

 

Veja mais notícias de NA REDE

 

Ed146_07/10/2009



 


Copyright © 1999 Edita Comunicação.Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado,
transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização por escrito