Ano XXI nº 243 -

Edição 243 - 15/01/2018

   

 

 

Cadê o equilíbrio emocional do brasileiro?

Zaíra Barros

 

Criado em 2013, o Well Being Brazil (WBB), ou Índice de Bem-estar do Brasil chega a 2017 ocupando o nada honroso 22º lugar entre 155 países, segundo relatório divulgado pela ONU e que abrange o período de 2014 a 2016. OU seja, 2017 ainda está fora desse balanço, o que deveria colocar o país em pior situação face às crises econômicas, políticas, éticas, morais, profissionais, sociais, ou seja, todas interferem no frágil equilíbrio emocional do ser humano.

O Brasil caiu cinco pontos em relação ao período de 2013 a 2015 e na edição de 2016 passou para o 17º lugar e vai ladeira abaixo. A conjuntura nacional não ajuda, não dá suporte nem força para ser diferente. O ranking de 2017 é encabeçado pela Noruega, que tirou o 1º lugar da Dinamarca. Islândia, Suíça e Finlândia completam a lista das nações mais felizes do mundo. Na outra ponta, as mais tristes são Ruanda, Síria, Tanzânia e Burundi. A República Centro-Africana ocupa a lanterna. Explicáveis, mas não justas, pela miséria, subdesenvolvimento, condições indignas em que lhes é permitido sobreviver.

E para o Brasil, um país de tamanho continental, de riquezas imensuráveis, qual é a desculpa? Indo para o lado social, temos a imensa e desproporcional diferença de classes, mas não é só. Temos políticas de saúde e de educação que recebem influências de todo o tipo, menos as que deveriam nortear a base do Brasil. Sem educação e sem saúde não há formação adequada nem condições de exercê-la dignamente. Os interesses mesquinhos – para a sociedade –, mas pródigas nas vantagens escusas impedem estes avanços.

E esta é a percepção do povo de cada país, por um lado, que escolhe o degrau em que se encontra seu país. Entre os dados observados, estão apoio social, expectativa de vida, liberdade de escolha, generosidade e percepção de corrupção, que resulta em perfil bastante acurado e perceptível feito pelas pessoas, em escolha simples: colocar o lugar que acha que seu país está numa escada, ou seja, o degrau apontado reflete a percepção dos indivíduos.

Também é levado em conta, tecnicamente se é possível dizer, outros dados analisados como o desempenho da economia (medido pelo PIB per capita), apoio social, expectativa de vida, liberdade de escolha, generosidade e percepção de corrupção. Da primeira análise e desses dados técnicos sai o degrau que o país vai ocupar.

Cada um dos países com suas mazelas, inclusive os poderosos. Mas fica a pergunta: não está faltando nada nesse levantamento? A humanização, essencial para balançar com mais suavidade as agruras da vida, a meu ver. Porque se o serviço social, de saúde ou hospitalar for precário os profissionais que estão na ponta do atendimento deveriam compensar isso com atenção, olho no olho, ouvindo o que o doente tem fisicamente, mas ir além, o que ele sente e como se sente. A tecnologia impossibilita, atualmente, muitos contatos mais pessoais, mas eles são imprescindíveis no trato do ser humano, seja em que escala for, desde a recepção do paciente, da dor, da angústia, da perda, em todas as frentes.

Sabemos que especificamente estes profissionais de saúde são valorosos e também sofrem o stress de quadros enxutos e pagamentos insuficientes, mas essa questão da falta de humanização vai além. Atravessa o ambiente assistencial, ganha a rua e se instala no confronto diário nas filas do transporte, na falta dinheiro mesmo para o alimento, em pouso para descansar o andarilho, nos problemas longe de solução das drogas.

Não teriam nossos gestores de lançar um olhar acurado a todos os que necessitam de coisas materiais mas também para o acolhimento, a bondade e não a frieza, o desinteresse, a ganância, o egoísmo, o ganho, a corrupção – esta filha das que a precedem neste texto.

E não deveríamos nós, simples mortais mas que estamos em melhores condições de vida também olhar para quem está ao nosso lado? Se não tiver bens materiais para compartilhar, por que não bater um papo, dirigir um sorriso? Já tentou fazer isso? Faz diferença e ajuda por pouco que seja, o equilíbrio emocional das pessoas. Tente, faça disso o seu propósito para 2018 como se ele fosse fazer parte do Índice do Bem-estar do brasileiro.

 

 

*Zaíra Barros é jornalista (Faculdade de Jornalismo Cásper Líbero) com experiência de 13 anos em imprensa diária (FSP), em coberturas, produção e edição de conteúdos e publicações de jornais e revistas de entidades e empresas. É diretora da Editabr Comunicação e Editora e editora do Jornal Odonto.A Editabr assessora e faz a gestão da Campanha Sorria para a Vida da Associação Brasileira de Cirurgiões-dentistas (ABCD) e  assessora a Associação Brasileira de Ensino Odontológico (Abeno). Em 2017 produziu e editou o livro 100 Anos da ABO, com 271 págs., abrindo um novo nicho de negócios na empresa. zairabarros@editabr.com.br

 

 

3º Setor | Anuncie | Arquivo JSO | Bastidores | Estatística | Expediente | Legislação | Fale com o JSO | Mural/Cartas | Utilidade Pública

Copyright @ 1999 Editabr Comunicação e Editora Ltda. Todos os direitos reservados.
Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização por escrito.
Melhor visualização 1024x768pixels