Ano X nº 146  -

Últimas Notícias

Artigos/Crônicas

Bastidores

Cash

Corpo&Cuca

Editorial

Empresas

Lazer&Cia

Mural/Cartas

Na Rede

Pesquisa&Tecnologia

Profissão

Saúde

Saúde Bucal

3º Setor

Utilidade Pública

SERVIÇOS

Anuncie

Expediente

Fale com o JSO

Arquivo JSO

Legislação

Estatística

LINKS ÚTEIS

Agenda grátis

Clima/Tempo

Concursos

Cotações/Moedas

Horóscopo

Portal da Câmara

Portal do Consumidor

Viagens


 

Saliva pode ser usada para detectar doenças

A saliva humana traz indícios para se descobrir várias doenças como câncer de mama, diabetes e ou doença auto-imune, de acordo com os novos resultados apresentados no encontro anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência, em 2006. Testes de saliva poderão se tornar uma nova maneira, não invasiva, de diagnosticar rapidamente essas doenças, afirmam os pesquisadores. Para produzir a saliva, as glândulas utilizam um componente solúvel do sangue, conhecido como sérum, como matéria-prima. Médicos esperam, há anos, o surgimento de testes baseados na saliva para substituir os exames de sangue.

Em 2005 o biologista oral David Wong, da Universidade da Califórnia (Ucla), e equipe reportaram um progresso no teste de saliva, mostrando que os níveis de quatro das 3 mil moléculas mensageiras RNA tipicamente encontradas na saliva humana eram consistentemente elevadas em pacientes com câncer bucal, mas não em pacientes saudáveis. Recentemente, a equipe da Ucla teve uma precisão de 94% na tentativa de diagnosticar câncer bucal em 320 pacientes usando essas moléculas como índices.

Mas o câncer bucal é apenas o começo. Wong disse que sua equipe também examinou a saliva de grupos de 10 pessoas com diabetes tipo 2, câncer de mama ou Síndrome de Sjögren, uma doença auto-imune que aflige, em sua maioria, mulheres, e que destrói as glândulas salivares e pâncreas. Comparando a saliva dos doentes com a de pessoas saudáveis, os pesquisadores encontraram alterações em diversas moléculas de RNA. Os pesquisadores também desenvolveram um protótipo que utiliza a nanotecnologia para testar a presença de moléculas RNA específicas em pequenas amostras de saliva.

 

Veja mais notícias de PESQUISA&TECNOLOGIA

 

Ed.146-03/10/2009


Copyright © 1999 Edita Comunicação.Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado,
transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização por escrito