Ano X nº 146  -

Últimas Notícias

Artigos/Crônicas

Bastidores

Cash

Corpo&Cuca

Editorial

Empresas

Lazer&Cia

Mural/Cartas

Na Rede

Pesquisa&Tecnologia

Profissão

Saúde

Saúde Bucal

3º Setor

Utilidade Pública

SERVIÇOS

Anuncie

Expediente

Fale com o JSO

Arquivo JSO

Legislação

Estatística

LINKS ÚTEIS

Agenda grátis

Clima/Tempo

Concursos

Cotações/Moedas

Horóscopo

Portal da Câmara

Portal do Consumidor

Viagens


 

Uso de crack diminui o peso do coração

Um estudo realizado pela Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) constatou que o crack pode causar alterações significativas nos corações de camundongos. Os animais foram submetidos a dois meses de exposição à droga, exceto os fins de semana, utilizando uma metodologia inédita, um dispositivo projetado especialmente para a pesquisa (câmara de inalação), que simulou como a droga é fumada na rua.

Os camundongos expostos foram divididos em duas faixas etárias, jovens (pré-puberais) e adultos, para se avaliar a influência da droga em relação à idade.

Após dois meses, o coração dos camundongos que consumiram crack foi comparado com aqueles que não inalaram a droga. Os que consumiram a droga tiveram uma diminuição do peso dos corações, tanto jovens quanto adultos.

No grupo jovem, o pesquisador verificou atrofia das fibras miocárdicas, que explica o peso menor. Já nos animais adultos, apesar da diminuição de peso dos corações, não ocorreu a atrofia das fibras miocárdicas. Uma hipótese para explicar a perda de peso nessa faixa etária seria a de que teriam ocorrido alterações em outras células que existem da parede do coração.

Os camundongos submetidos ao consumo do crack também tiveram um aumento na apoptose (morte de células), podendo causar arritmias e levar a parada cardíaca.

O estudo abre perspectivas para outras pesquisas, utilizando outras doses e tempo de exposição, assim como pesquisar as consequências da associação do crack com outras drogas, como álcool e maconha.

Mais informações: alcidesmoraes@uol.com.br

 

Veja mais notícias de PESQUISA&TECNOLOGIA

 

Ed.146-03/10/2009


Copyright © 1999 Edita Comunicação.Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado,
transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização por escrito