Ano X nº 146  -

Últimas Notícias

Artigos/Crônicas

Bastidores

Cash

Corpo&Cuca

Editorial

Empresas

Lazer&Cia

Mural/Cartas

Na Rede

Pesquisa&Tecnologia

Profissão

Saúde

Saúde Bucal

3º Setor

Utilidade Pública

SERVIÇOS

Anuncie

Expediente

Fale com o JSO

Arquivo JSO

Legislação

Estatística

LINKS ÚTEIS

Agenda grátis

Clima/Tempo

Concursos

Cotações/Moedas

Horóscopo

Portal da Câmara

Portal do Consumidor

Viagens


 

Cientistas explicam por que
pessoas "normais" falam sozinhas

Quem nunca se pegou falando sozinho? Será que isso é “normal”? Na verdade, por que falamos sozinhos? "Crianças pequenas muitas vezes conduzem uma conversa com um amigo imaginário, ou um amigo de verdade que simplesmente não está ali no momento", disse Randy Engle, professor de psicologia da Georgia Institute of Technology. Ele afirma que isso é parte normal do desenvolvimento.

Quando adultos falam sozinhos, disse Engle, isso pode refletir uma doença mental, mas a maioria das pessoas o faz. Embora ele tenha dito não conhecer pesquisas abrangentes sobre o motivo, o professor sugeriu duas explicações. "Uma é que, quando estamos lendo algo complexo, verbalizar ajuda", disse ele, "pois, ao ouvi-lo, ouvir a linguagem, temos outras pistas para lembrar aquelas palavras exatas. Ouvir nossa própria memória auditiva interna, segundo se descobriu, ajuda bastante a entender uma frase especialmente complexa".

Uma segunda razão, disse ele, envolve algo chamado de memória prospectiva. "À medida que envelhecemos, nossa capacidade de lembrar-se de fazer coisas que pretendíamos fazer piora", disse ele. Como a fitinha no dedo, ouvir a nós mesmos falando sobre essas coisas podem nos ajudar a lembrar delas. Pode ser algo tão simples quanto falar sobre pegar as roupas na lavanderia, disse ele, mas é melhor guardar o truque para um plano importante que envolve quebra de rotina. "Se fizéssemos isso toda vez que quiséssemos nos lembrar de algo, não funcionaria", disse ele. "Uma coisa que sabemos sobre cognição é que ela funciona melhor com algo diferente ou novo".

 

Fonte: Folha de São Paulo

 

Veja mais notícias de PESQUISA&TECNOLOGIA

 

Ed.146-07/10/2009


Copyright © 1999 Edita Comunicação.Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado,
transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização por escrito