Ano X nº 146  -

Últimas Notícias

Artigos/Crônicas

Bastidores

Cash

Corpo&Cuca

Editorial

Empresas

Lazer&Cia

Mural/Cartas

Na Rede

Pesquisa&Tecnologia

Profissão

Saúde

Saúde Bucal

3º Setor

Utilidade Pública

SERVIÇOS

Anuncie

Expediente

Fale com o JSO

Arquivo JSO

Legislação

Estatística

LINKS ÚTEIS

Agenda grátis

Clima/Tempo

Concursos

Cotações/Moedas

Horóscopo

Portal da Câmara

Portal do Consumidor

Viagens


Nanotecnologia combate o câncer de pele sem danificar células saudáveis

Cientistas americanos desenvolveram uma técnica arrojada para combater o melanoma. Esferas minúsculas e ocas feitas de ouro, acopladas a uma molécula orgânica capaz de se prender apenas às células cancerosas, são injetadas no organismo. Foi constatado que ao submeter o paciente a um banho de luz infravermelha, as pequenas esferas fritam o câncer, sem danificar as células saudáveis. Os únicos pacientes tratados até agora foram camundongos, mas os resultados já animaram os pesquisadores, que pretendem obter autorização para conduzir testes em humanos.

O resultado, obtido pelo grupo de Chun Li, do Centro de Câncer da Universidade do Texas M.D. Anderson, está na última edição do periódico científico "Clinical Cancer Research". A pesquisa demonstra o potencial da nanotecnologia na medicina, uma vez que as esferas de ouro são medidas em nanômetros (milionésimos de milímetros). Com seu tamanho diminuto, elas conseguem adentrar as células cancerosas.

De acordo com os pesquisadores, o procedimento é especialmente atraente por ser minimamente invasivo. Em vez de abrir o paciente, basta injetá-lo com as nanopartículas. Depois, a luz infravermelho penetra a camada superficial da pele e atinge as pequenas esferas de ouro. O aquecimento das esferas acaba por destruir a célula cancerosa.

De acordo com os pesquisadores as nanopartículas se concentram mais nas células cancerosas pelo fato de que essas possuem poros maiores. Além disso, acoplada a essas pequenas esferas há uma biomolécula, chamada de peptídeo. É uma espécie de miniproteína, cuja propriedade principal é "se encaixar" a um receptor que é muito abundante em células de melanoma.

 

 

Veja mais notícias de PESQUISA&TECNOLOGIA

 

 

 

Ed.146-07/10/2009


Copyright © 1999 Edita Comunicação.Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado,
transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização por escrito