Cadastre seu e-mail

 
Ano X nº 148 -

Agenda grátis

Clima/Tempo

Concursos

Cotações/Moedas

Horóscopo

Portal da Câmara

Portal do Consumidor

Viagens

PESQUISA&TECNOLOGIA
Edição 148 - 10/12/2009

 

Obsessão por alimentos saudáveis pode ser doença

A ortorexia, transtorno que consiste em ingerir somente alimentos saudáveis,
traz sérias consequências à saúde, como desnutrição

A preocupação das mulheres em manter a boa forma tem sido tão grande que, a cada dia, surgem novos distúrbios alimentares. Depois da anorexia, da bulimia e da drunkanorexia - doença da personagem Renata, vivida pela atriz Bárbara Paz, na novela Viver a Vida - a ortorexia é que vem deixando nutricionistas e endocrinologistas em alerta.

Segundo o especialista Mauro Scharf, o transtorno consiste na obsessão que certas pessoas têm em ingerir só alimentos saudáveis e está geralmente associado a dietas vegetarianas ou baseadas apenas em alimentos crus. A neura é tanta que a pessoa chega a ficar desnutrida por não ingerir certas vitaminas essenciais ao corpo. Além disso, o paciente que sofre desse mal costuma analisar compulsivamente o conteúdo nutricional de tudo aquilo que come.

A convivência social é a primeira a ser afetada. O endocrinologista explica que, por conta desse distúrbio, o doente começa a se isolar, principalmente dos seus familiares. Ele passa, então, a concentrar toda a sua atenção na alimentação, o que pode prejudicá-lo também nas atividades profissionais e nos estudos.

Os sinais mais frequentes da ortorexia são: examinar cada detalhe dos alimentos antes de consumi-los, só se permitir comer pratos saudáveis, ter dificuldade de experimentar uma refeição preparada por outra pessoa, perder muito peso sem seguir conscientemente nenhum tipo de regime e até isolar-se socialmente para garantir a continuidade da dieta. O médico alerta que esse, como qualquer outro distúrbio alimentar, deve ser acompanhado de perto por um profissional, imediatamente após ser constatado.

Fonte: Terra

 

 

 

 

3º Setor | Anuncie | Arquivo JSO | Bastidores | Estatística | Expediente | Legislação | Fale com o JSO | Mural/Cartas | Utilidade Pública

Copyright @ 1999 Edita Comunicação Integrada. Todos os direitos reservados.
Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização por escrito.
Melhor visualização 1024x768pixels