Cadastre seu e-mail

 
Ano X nº 148 -

Agenda grátis

Clima/Tempo

Concursos

Cotações/Moedas

Horóscopo

Portal da Câmara

Portal do Consumidor

Viagens

PESQUISA&TECNOLOGIA
Edição 148 - 18/12/2009

 

Gestante: CDs e médicos discordam do uso de
raios-X,  narcóticos, amálgama e cirurgia periodontal

Cirurgiões-dentistas e obstetras discordam com relação ao uso seguro de raios-X, cirurgia periodontal, amálgama e narcóticos em gestantes. Por outro lado,  estudo norte-americano mostra que os profissionais concordam acerca da possibilidade de limpezas dentárias, tratamentos de cáries e drenagens de abscessos.

Para comparar as opiniões de dentistas, obstetras e de pacientes acerca do cuidado dental durante a gravidez, Katherine E. Strafford e colegas do The Ohio State University College of Medicine, nos EUA, entrevistaram 400 pacientes e mil profissionais de saúde. A pesquisa foi realizada através de questionários com 35 questões, ministrados aos participantes durante outubro de 2004 e julho de 2005. Os resultados do estudo foram publicados no artigo "Provider and patient perceptions about dental care during pregnancy" publicado em janeiro de 2008 no The Journal of Maternal-fetal & Neonatal Medicine.

Segundo a publicação, os participantes eram da cidade de Ohio, EUA, e as questões que responderam buscavam avaliar suas opiniões sobre necessidade, acessibilidade e segurança do cuidado odontológico. Assim, os pesquisadores identificaram que a maioria dos profissionais avaliou o acompanhamento dentário pré-natal como importante, concordando que a má higiene bucal está relacionada aos resultados adversos na gestação. De acordo com o artigo, 84% dos pacientes relataram visitas seguras ao dentista, porém, apenas 44% afirmaram ter recebido cuidado odontológico. A principal limitação alegada foi financeira.

Com relação à comparação das opiniões de obstetras e dentistas, os autores notaram que ambos concordaram com a possibilidade de gestantes se submeterem a limpezas dentárias, tratamentos de cáries e drenagens de abscessos. No entanto, discordaram com relação à segurança dos raios-X, cirurgia periodontal, amálgama e uso de narcóticos. Segundo o artigo, em geral, obstetras estavam mais confortáveis do que dentistas com procedimentos e uso de medicamentos, mas relataram menos freqüentemente recomendações de cuidados dentários na rotina pré-natal.

Fonte: Agência Notisa

 

VEJA MAIS EM PESQUISA & TECNOLOGIA

 

3º Setor | Anuncie | Arquivo JSO | Bastidores | Estatística | Expediente | Legislação | Fale com o JSO | Mural/Cartas | Utilidade Pública

Copyright @ 1999 Edita Comunicação Integrada. Todos os direitos reservados.
Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização por escrito.
Melhor visualização 1024x768pixels