Cadastre seu e-mail

 
Ano X nº 148 -

Agenda grátis

Clima/Tempo

Concursos

Cotações/Moedas

Horóscopo

Portal da Câmara

Portal do Consumidor

Viagens

PESQUISA&TECNOLOGIA
Edição 148 - 18/12/2009

 

Os aparelhos ortodônticos e as estruturas do cérebro

Pesquisa da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (Forp) da USP mostrou a relação entre os ajustes realizados nos aparelhos ortodônticos e as estruturas cerebrais.

Quando o aparelho é apertado pelo cirurgião-dentista, as estruturas nociceptivas - que captam os sinais de dor - são ativadas mais intensamente. Nos dias que se seguem ao aperto no aparelho, quando a força imposta no ajuste se prolonga, há um aumento gradual da participação de estruturas antinociceptivas, ou seja, aquelas que filtram a dor.

Segundo os pesquisadores, o estudo pode contribuir para estabelecer qual é o momento ideal para a aplicação de analgésicos e no futuro, será possível saber se eles são necessários e quando administrá-los.

Para entender como ocorre o processamento sensorial no cérebro em função da força aplicada, foram colocados aparelhos ortodônticos em ratos e simulada a movimentação feita em humanos. "Quanto maior a movimentação, mais neurônios eram ativados", relatam as professoras Maria José Alves da Rocha e Maria Bernadete Sasso Stuani, pesquisadoras envolvidas no estudo. Esse processo foi realizado de tempo em tempo, de forma a simular os períodos em que o aparelho de um paciente é movimentado.

Para detectar quais neurônios foram ativados nesse processo, foi utilizada uma técnica que possibilita, após o sacrifício dos roedores, a identificação de uma proteína presente no cérebro do animal que marca onde ocorreu a ativação neural. Verificou-se que várias áreas relacionadas à dor estavam ativadas. Não se sabe, no entanto, se existe alguma relação entre o número de neurônios ativados e determinada movimentação do osso.

 

VEJA MAIS EM PESQUISA & TECNOLOGIA

 

3º Setor | Anuncie | Arquivo JSO | Bastidores | Estatística | Expediente | Legislação | Fale com o JSO | Mural/Cartas | Utilidade Pública

Copyright @ 1999 Edita Comunicação Integrada. Todos os direitos reservados.
Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização por escrito.
Melhor visualização 1024x768pixels