Cadastre seu e-mail

 
Ano X nº 151 -

Agenda grátis

Clima/Tempo

Concursos

Cotações/Moedas

Horóscopo

Portal da Câmara

Portal do Consumidor

Viagens

PESQUISA&TECNOLOGIA
Edição 151 - 08/03/2010

 

Médico questiona mito de ligação entre sutiã e câncer de mama

Será que tem algum fundo de verdade o rumor que circula pela internet de que o câncer de mama ocorre 100 vezes mais em mulheres que sempre usam sutiã do que em mulheres que nunca usam?  "A resposta curta é não", disse Ted Gansler, diretor de conteúdo médico da Sociedade Americana do Câncer, por e-mail, ao New York Times.

Não há evidências cientificamente aceitáveis sobre isso, disse ele, e o mecanismo proposto - de que os sutiãs impedem a eliminação de toxinas ao bloquear o fluxo de linfa – não está de acordo com os conceitos científicos de como o câncer de mama se desenvolve.

A agitação na internet envolvendo o tema é em grande parte inspirada em um estudo com diversas falhas do ponto de vista científico, disse Gansler. O estudo, que jamais foi publicado num jornal revisado por colegas, não se ajustou a fatores de risco conhecidos para o câncer de mama que podem estar associados ao comportamento do uso do sutiã, como peso e idade. Além disso, participantes do estudo conheciam a hipótese antes de responder às perguntas.

"Como a ideia de que os sutiãs causam câncer de mama é cientificamente implausível, parece pouco provável que os pesquisadores gastem seu tempo e recursos para testá-la num estudo realmente epidemiológico", afirmou Gansler.

Ele e colegas compararam dados do Instituto Nacional do Câncer sobre o risco de câncer de mama para mulheres tratadas por melanoma que tiveram vários nódulos linfáticos nas axilas e para aquelas que não tiveram. A cirurgia, que, como se sabe, bloqueia a drenagem de linfa do tecido das mamas, não aumentou de forma detectável os índices de câncer de mama, descobriu o estudo --isso significa que é extremamente pouco provável que o uso do sutiã, que afeta minimamente o fluxo de linfa (se é que afeta), pudesse causar câncer.

Fonte: New York Times

 

VEJA MAIS EM PESQUISA & TECNOLOGIA

 

3º Setor | Anuncie | Arquivo JSO | Bastidores | Estatística | Expediente | Legislação | Fale com o JSO | Mural/Cartas | Utilidade Pública

Copyright @ 1999 Edita Comunicação Integrada. Todos os direitos reservados.
Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização por escrito.
Melhor visualização 1024x768pixels