Cadastre seu e-mail

 
Ano X nº 148 -

Agenda grátis

Clima/Tempo

Concursos

Cotações/Moedas

Horóscopo

Portal da Câmara

Portal do Consumidor

Viagens

PROFISSÃO
Edição 148 - 10/12/2009

 

Dispositivo ultrassônico oferece maior precisão às cirurgias ósseas

Foi lançado recentemente na área medica, o Piezosonic, um dispositivo ultrassônico utilizado em cirurgias ósseas, para auxiliar o médico no corte preciso em áreas delicadas, sem afetar os tecidos moles que envolvem campos vitais do corpo humano. O dispositivo é indicado para cirurgias com cortes de ossos leves, como crânio, mandíbula, maxila, coluna e cirurgias delicadas, como pés e mãos. O produto foi desenvolvido pela empresa brasileira Driller e possui aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Segundo o cirurgião plástico, Dov Goldenberg, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o equipamento é muito útil também em cirurgias realizadas em crianças, já que os ossos são mais frágeis e finos.

O bisturi, localizado na ponta do equipamento, possui uma frequência de energia onda, que vibra somente  nos tecidos duros, como ossos, e não reage a tecidos moles A ação do equipamento pode facilmente ser aplicada na parte externa de um ovo cru, cortando apenas a casca do alimento, sem afetar as partes mais moles adjacentes, como a membrana (na frequência de 30KHz). 

 A utilização do produto proporciona ao médico mais controle sobre a parte do corpo do paciente que irá trabalhar, retirando apenas a quantidade de osso desejada, protegendo a região  de traumas e minimizando as complicações como a lesão e necrose de tecidos. O equipamento também permite outras ações, como corte, raspagem, desgaste e perfuração dos ossos, além de remoção do tecido desvitalizado presente em feridas.

De acordo com a experiência do cirurgião plástico, que já utiliza o equipamento há cerca de um ano e seis meses principalmente em cirurgias ortognáticas e traumas originários de acidentes, como remoção do osso craniano, a utilização do Piezosonic diminui consideravelmente os riscos de uma cirurgia nessas regiões.

Tecnologia - O equipamento Piezosonic consegue, através da tecnologia denominada piezo-eletricidade, produzir corrente elétrica através de cristais pastilhas de cerâmica especial para a produção de vibrações oscilações de alta frequência, conhecidas como ultrassons, com frequências acima de 20KHz, ou seja, 20.000 ciclos por segundo. A piezo-eletricidade é bastante utilizada, por exemplo, no relógio de pulso a quartzo.

Serviço:

VK Driller Equipamentos Eletrônicos
Endereço: Rua São Fidélis, 339 – Jaguaré - São Paulo–SP.
Telefone: (11) 2109-9000

Mais informações: www.drillermed.com.br

 

 

Edição 148 - 10/12/2009

 

 

VEJA MAIS NOTÍCIAS DE PROFISSÃO

 

3º Setor | Anuncie | Arquivo JSO | Bastidores | Estatística | Expediente | Legislação | Fale com o JSO | Mural/Cartas | Utilidade Pública

Copyright @ 1999 Edita Comunicação Integrada. Todos os direitos reservados.
Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização por escrito.
Melhor visualização 1024x768pixels