Cadastre seu e-mail

 
Ano X nº 148 -

Agenda grátis

Clima/Tempo

Concursos

Cotações/Moedas

Horóscopo

Portal da Câmara

Portal do Consumidor

Viagens

PROFISSÃO
Edição 148 - 19/12/2009

 

José Carlos Pereira é o novo diretor da FOB-USP

José Carlos Pereira é o novo diretor da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB-USP). O professor ocupava o primeiro lugar, com 73% dos votos válidos, de uma lista tríplice constituída por meio de eleição no dia 1º de dezembro.

A designação foi assinada pelo vice-reitor no exercício da Reitoria da USP, Franco Maria Lajolo, e publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo, ontem (18/12). José Carlos, atual vice-diretor, deve assumir o cargo em 10 de março de 2010, quando termina a gestão do atual diretor Luiz Fernando Pegoraro. O mandato é de quatro anos. Entre os  principais projetos no novo diretor está a universalização da faculdade, com a modernização de conteúdo curricular; a realização de levantamento dos modelos de cursos existentes nos principais centros do mundo para aprimorar o modelo atual; o investimento na multidisciplinaridade e interdisciplinaridade dos cursos.

 Além dos tradicionais investimentos em infraestrutura e pessoal, também é necessária uma remodelação cultural, que leve em conta o empreendedorismo e a inovação. “Inclusive com o surgimento de novos cursos voltados para este perfil”, adianta o novo diretor. O futuro diretor reconhece que há espaços para, de um lado, atender as demandas da realidade brasileira, prioritariamente a regional,  e, de outro, ver a profissão como ciência.

José Carlos Pereira é professor titular do Departamento de Dentística, Endodontia e Materiais Dentários da FOB, fez mestrado e doutorado na mesma faculdade e cursou pós-doutorado no Departamento de Medicina Oral da Universidade da Flórida, Estados Unidos. Foi coordenador da Pós-Graduação da FOB e atualmente preside o Grupo Brasileiro de Professores de Dentística (GBPD).

Algumas das propostas do novo diretor:

-Organizar o programa dos cursos de modo a inseri-lo consistentemente no contexto das profissões da saúde, interagindo com as demais profissões da área.

- Desenvolver programa de formação de recursos humanos para o trabalho e desenvolvimento de estratégias e de gestão em ambientes oficiais da saúde.

- Definir modelo de Projeto Acadêmico Inovador para a formação de profissionais moldados conforme a evolução científica e tecnológica do conhecimento mundial aplicados à demanda da sociedade.

-Estimular fortemente a adoção e criação de ferramentas pedagógicas inovadoras que transformem a FOB em modelo para o ensino e a aprendizagem em Odontologia e Fonoaudiologia.

- Definir modelo de Projeto Acadêmico Inovador para a formação de profissionais moldados conforme a evolução científica e tecnológica do conhecimento mundial aplicados à demanda da sociedade.

 

 

 

VEJA MAIS NOTÍCIAS DE PROFISSÃO

 

3º Setor | Anuncie | Arquivo JSO | Bastidores | Estatística | Expediente | Legislação | Fale com o JSO | Mural/Cartas | Utilidade Pública

Copyright @ 1999 Edita Comunicação Integrada. Todos os direitos reservados.
Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização por escrito.
Melhor visualização 1024x768pixels