Cadastre seu e-mail

 
Ano XI nº 167 -

Agenda grátis

Clima/Tempo

Concursos

Cotações/Moedas

Horóscopo

Portal da Câmara

Portal do Consumidor

Viagens

Saúde

Edição 174 - 23/02/2012

 

Estudo identifica o processo de entrada de bactéria oral na corrente sanguínea
 

Pesquisadora dos EUA identificou como a Fusobacterium nucleatum se espalha pelo organismo, deixando a “porta aberta” para outras bactérias também se espalhem e causando infecções

Pesquisa da Case Western Reserve School of Dental Medicine, em Cleveland, Estados Unidos, identificou como a Fusobacterium nucleatum,
bactéria comum no meio bucal, atua para conseguir “abrir uma porta” nos vasos sanguíneos, facilitando a infiltração dela e de outras bactérias no organismo e, consequentemente, causando doenças.
Yiping Han, responsável pela pesquisa e professora de Periodontia na instituição, estudou esta bactéria por mais de uma década e descobriu que ela se liga a receptores do endotélio desencadeando a degradação das junções que fecham as células da superfície dos vasos sanguíneos.
Os estudos realizados também detectaram a presença da Fusobacterium nucleatum em abscessos e em infecções no pulmão, fígado, baço e articulações. Yiping encontrou ainda evidências diretas ligando a bactéria ao parto prematuro e à morte fetal. Estas elações se devem ao fato da bactéria poder ultrapassar as barreiras do sangue e da placenta que geralmente bloqueiam a passagem de agentes causadores de doenças.
A pesquisadora conclui que a invasão da F. nucleatum no organismo por meio da membrana das mucosas da boca, devido a lesões ou doença periodontal, pode ser o gatilho para o aumento da permeabilidade do endotélio, permitindo que ela e outras bactérias se espalhem e colonizem diferentes áreas do corpo. Formada assim, a colônia de bactérias induz a uma reação inflamatória que pode levar à necrose do tecido e à morte fetal.
Este processo de degradação e entrada nos vasos sanguíneos foi descrito no artigo “Fusobacterium Nucleatum Adhesin FadA Binds Vascular Endothelial Cadherin and Alters Endothelial Integrity”, publicado eem dezembro de 2011.


 

 

VEJA MAIS SOBRE SAÚDE

 

3º Setor | Anuncie | Arquivo JSO | Bastidores | Estatística | Expediente | Legislação | Fale com o JSO | Mural/Cartas | Utilidade Pública

Copyright @ 1999 Edita Comunicação Integrada. Todos os direitos reservados.
Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização por escrito.
Melhor visualização 1024x768pixels