Cadastre seu e-mail

 
Ano XI nº 178 -

Agenda grátis

Clima/Tempo

Concursos

Cotações/Moedas

Horóscopo

Portal da Câmara

Portal do Consumidor

Viagens

Saúde

Edição 179 - 05/07/2012

 

Enzima de algas marinhas fortalece os dentes, aponta estudo
 

Substâncias liberadas por micróbios podem ser usadas em tratamento dentário para prevenir queda

Adicionar enzimas de micróbios presentes em algas marinhas a cremes dentais e a enxaguantes bucais podem melhorar a resistência dos dentes à queda, indica um estudo conduzido por cientistas da Universidade de Newcastle, da Grã-Bretanha.

A equipe fez testes com o Bacillus licheniformis e descobriu que o micróbio é capaz de proteger áreas onde ocorre o acúmulo de placas bacterianas nos dentes, apesar da escovação, uma vez que as enzimas desse micro-organismo consegue dissolver essas formações. Consequentemente, as substâncias fortalecem a dentição e evitam quedas.

O doutor Nick Jakubovics, do departamento de ciências dentais da instituição, explica que as placas que se formam nos dentes são compostas por bactérias que se juntam para "colonizar" determinada área e expulsam potenciais "concorrentes". "Cremes dentais tradicionais funcionam porque removem as placas, mas não com tanta eficácia. Por isso, pessoas que mantêm uma estrita higiene bucal ainda apresentam problemas", analisa.

As placas são formadas por diferentes tipos de bactérias. Quando as células desses micróbios morrem, deixam um líquido que forma um filme que se cola ao dente, ameaçando a saúde bucal. De acordo com Jakubovics, as enzimas não removeriam completamente as placas, mas seria responsável pela eliminação de bactérias nocivas, como o Streptococcus mutans, que causam a queda dos dentes. "Queremos colocar isso nas pastas de dente, ou em enxaguantes, ou em soluções destinadas à limpeza dental", diz. Ele alerta, porém, que mais estudos são necessários para comprovar a segurança e a eficácia da técnica antes que ela seja avaliada comercialmente.

Fonte: BBC Brasil




 


 

 

 

VEJA MAIS SOBRE SAÚDE

 

3º Setor | Anuncie | Arquivo JSO | Bastidores | Estatística | Expediente | Legislação | Fale com o JSO | Mural/Cartas | Utilidade Pública

Copyright @ 1999 Edita Comunicação Integrada. Todos os direitos reservados.
Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização por escrito.
Melhor visualização 1024x768pixels