Ano X  nº 147  -

Últimas Notícias

Artigos/Crônicas

Bastidores

Cash

Corpo&Cuca

Editorial

Empresas

Lazer&Cia

Mural/Cartas

Na Rede

Pesquisa&Tecnologia

Profissão

Saúde

Saúde Bucal

3º Setor

Utilidade Pública

SERVIÇOS

Anuncie

Expediente

Fale com o JSO

Arquivo JSO

Legislação

Estatística

LINKS ÚTEIS

Agenda grátis

Clima/Tempo

Concursos

Cotações/Moedas

Horóscopo

Portal da Câmara

Portal do Consumidor

Viagens

Próteses faciais começam a descolorir
em 45 dias, diz pesquisa

O cirurgião-dentista Ricardo Henrique Cardim, da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FO-USP), iniciou pesquisa ao notar contradições entre a literatura mundial e a prática clínica no que diz respeito à vida útil de próteses faciais. Enquanto registros literários indicavam que os produtos poderiam perder coloração entre três e 36 meses de uso, na prática observava-se perda de coloração antes dos três meses.

Diante disso, o pesquisador avaliou três tipos de silicone usados na fabricação de próteses bucomaxilofaciais, sendo colhidas 10 amostras de cada um deles. Cardim expôs metade das amostras às intempéries ambientais – sol, chuva, poluição –, seguindo protocolos internacionais para testes da American Society for Testing Materials (ASTM), dos EUA. Já as outras 15 amostras foram mantidas em condições ambientais controladas e livres de intempéries climáticas.

Utilizando um espectrofotômetro, o pesquisador mediu as alterações cromáticas nas primeiras 24 horas, nos 45 dias e nos 90 dias após o início da experiência. Nesse período, Cardim identificou que “no grupo exposto, as três amostras sofreram alterações nos primeiros 45 dias, e que essas mudanças cromáticas foram aumentando gradualmente até os 90 dias da experiência”.

A pesquisa pode auxiliar no estabelecimento de novos protocolos de trabalho para a fabricação das próteses. “Se conseguirmos trabalhar com novos materiais, mais resistentes, poderemos dar mais qualidade de vida a esses pacientes”, afirmou Cardim.

Fonte: USP 

 

Ed147: 06112009

 

VEJA MAIS NOTÍCIAS DE SAÚDE BUCAL

 
 

Copyright © 1999 Edita Comunicação.Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado,
transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização por escrito