Ano X  nº 147  -

Últimas Notícias

Artigos/Crônicas

Bastidores

Cash

Corpo&Cuca

Editorial

Empresas

Lazer&Cia

Mural/Cartas

Na Rede

Pesquisa&Tecnologia

Profissão

Saúde

Saúde Bucal

3º Setor

Utilidade Pública

SERVIÇOS

Anuncie

Expediente

Fale com o JSO

Arquivo JSO

Legislação

Estatística

LINKS ÚTEIS

Agenda grátis

Clima/Tempo

Concursos

Cotações/Moedas

Horóscopo

Portal da Câmara

Portal do Consumidor

Viagens

Estresse afeta a saúde bucal

No início de 2009  a American Psychological Association concluiu que mais de 80% dos norte-americanos classificam o dinheiro e a economia como causas significativas de estresse. O estresse crônico contribui para vários problemas de saúde, que incluem o enfraquecimento do sistema imunológico e o aumento da pressão arterial, mas ele também traz prejuízos à saúde periodontal. Se não tratada, a doença periodontal pode resultar em complicações de saúde geral ainda mais sérias.

O estresse tende a deixar as pessoas mais suscetíveis a hábitos prejudiciais que impactam negativamente na saúde bucal, segundo David Cochran, presidente da American Academy of Periodontology e chefe do Departamento de Periodontia do Health Science Center da Universidade do Texas, San Antonio.

"O estresse pode levar um indivíduo a abusar de fumo ou álcool, e possivelmente até negligenciar a saúde bucal", diz Dr. Cochran. "Essas escolhas de estilo de vida são conhecidas como fatores de risco para o desenvolvimento de doença periodontal, que foi relacionada a várias outras doenças crônicas, incluindo doença cardíaca e diabetes".

Na edição de fevereiro do Journal of Periodontology, um estudo confirmou que o estresse interfere com a higiene bucal. Mais da metade dos participantes (56%) relatou que o estresse os levava a negligenciar a escovação e o uso de fio dental de maneira regular. O estresse crônico também está associado com níveis mais altos e prolongados do hormônio cortisol, que pode levar a uma forma mais destrutiva de doença periodontal.

De acordo com o presidente da AAP, “durante períodos de alto estresse como estes que experimentamos atualmente no cenário econômico, os indivíduos devem buscar fontes saudáveis de alívio, como, por exemplo, fazer exercícios regulares, ingerir uma dieta balanceada e dormir o suficiente". Dessa forma podemos manter uma boca saudável e, possivelmente, ajudar a nos proteger de outras preocupações negativas".

 

 

Ed147: 13112009

 

VEJA MAIS NOTÍCIAS DE SAÚDE BUCAL

 
 

Copyright © 1999 Edita Comunicação.Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado,
transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização por escrito