Cadastre seu e-mail

 
Ano X nº 148 -

Agenda grátis

Clima/Tempo

Concursos

Cotações/Moedas

Horóscopo

Portal da Câmara

Portal do Consumidor

Viagens

SAÚDE BUCAL
Edição 148 - 03/12/2009

 

Creme dental desenvolvido pela FOB evita fluorose

A Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP desenvolveu um creme dental com baixa concentração de flúor e um pH mais ácido, que além de ajudar na prevenção de cáries, evita também a ocorrência de fluorose em crianças.

Os pesquisadores da FOB explicam que nos cremes dentais convencionais, o teor de flúor é de 1.000 a 1.500 miligramas de flúor por quilo (mg/kg) de pasta. A proposta desenvolvida na faculdade tinha 500 mg/kg de flúor. Além de alterar a quantidade de flúor do dentifrício, também houve a redução do pH da formulação. Nas pastas convencionais o pH é neutro (7); na fórmula desenvolvida pelos cientistas, o pH era ácido (4,5). O resultado um produto eficaz na prevenção das cáries, apesar de a quantidade de flúor ter sido reduzida.

O creme foi desenvolvido por uma equipe coordenada pela professora Marília Afonso Rabelo Buzalaf. Os testes foram realizados pelo pesquisador Fabiano Vilhena, doutor em Biologia Oral pela FOB, com colaboração de Alberto Carlos Botazzo Delbem, professor associado de Odontopediatria da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Araçatuba. O dentifrício foi testado em 1.400 crianças com idades entre 4 a 5 anos, da rede pública municipal de ensino da cidade de São José dos Campos, no interior de São Paulo.

Durante 20 meses, essas crianças usaram a formulação desenvolvida na FOB de duas a três vezes ao dia, sendo uma delas na escola. A quantidade de dentifrício usada na escova foi de 0,15 gramas de pasta, cerca de uma gota do produto. Os testes mostraram que a eficácia do creme dental é igual a das pastas de dente convencionais, com o dobro de flúor e pH neutro. A fórmula já foi patenteada pela Agência USP.

Mais informações: (14) 3235-8346, e-mail mbuzalaf@fob.usp.br, com Marília Buzalaf

 

 

 

 

3º Setor | Anuncie | Arquivo JSO | Bastidores | Estatística | Expediente | Legislação | Fale com o JSO | Mural/Cartas | Utilidade Pública

Copyright @ 1999 Edita Comunicação Integrada. Todos os direitos reservados.
Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização por escrito.
Melhor visualização 1024x768pixels