Cadastre seu e-mail

 
Ano X nº 151 -

Agenda grátis

Clima/Tempo

Concursos

Cotações/Moedas

Horóscopo

Portal da Câmara

Portal do Consumidor

Viagens

SAÚDE BUCAL
Edição 151 - 01/03/2010

 

Brasil ganha mais 24 Centros de Especialidade Odontológica

O atendimento à saúde bucal dos brasileiros ganha reforço este ano com o início das atividades de mais 24 Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) em oito estados. O Ministério da Saúde liberou R$ 3,6 milhões, para custear o funcionamento das unidades que já estão prontas. O governo federal já havia repassado R$ 1,5 milhão para a construção desses centros. Agora, o Brasil conta com 832 CEOs, número oito vezes maior do que o registrado em 2004, quando havia 100 unidades em funcionamento.

Uma das principais iniciativas do Programa Brasil Sorridente, os CEOs atendem a pacientes em situações de saúde bucal mais complexas. Garantem serviços como canal, diagnósticos de câncer, tratamento de gengiva e cirurgia oral. O coordenador nacional de Saúde Bucal, Gilberto Pucca, explica que os centros complementam o trabalho das equipes de saúde bucal, responsáveis pelo primeiro atendimento e acompanhamento da população. “Antes, quem precisava de tratamento especializado tinha de pagar um dentista particular. Com a ampliação, permitimos a oferta de todos os cuidados, desde os básicos até os avançados, pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirmou o coordenador à assessoria do Ministério da Saúde.

As intervenções mais simples, como remoção de tártaro, restauração ou extração simples, são de responsabilidade das Equipes de Saúde Bucal, que fazem parte da Estratégia Saúde da Família. No Brasil, há 18.982 Equipes de Saúde Bucal em atuação, responsáveis pela cobertura 69,1% da população. No total, 4.717 municípios do país dispõem desse serviço.

Crescimento – O número de procedimentos odontológicos especializados no SUS cresceu 250% entre 2003 e 2008. Em 2003, foram 5 milhões de procedimentos no SUS - o equivalente a 3,3% dos tratamentos odontológicos especializados. Em 2008, esse número passou para 17,5 milhões, ou 11,5% do total.

Os avanços têm impacto direto na saúde bucal da população. Dados do Ministério da Saúde revelam que cerca de 400 mil dentes deixam de ser arrancados anualmente por conta do aumento da cobertura do Programa Brasil Sorridente. Desde 2003, um ano antes do lançamento da política, até setembro de 2009, 3 milhões de dentes deixaram de ser extraídos na população usuária do SUS.

Programa – A Política Nacional de Saúde Bucal (Brasil Sorridente) foi lançada em março de 2004 para garantir as ações de promoção, prevenção, recuperação e manutenção da saúde bucal dos brasileiros.

Articulada a outras políticas públicas de saúde, ela apresenta como principais linhas de ação a reorganização da Atenção Básica (especialmente por meio da Equipes de Saúde Bucal da Estratégia Saúde da Família), da Atenção Especializada (por meio da implantação de Centros de Especialidades Odontológicas e Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias) e a adição de flúor nas estações de tratamento de águas de abastecimento público. Dois anos antes da criação da Política, em 2002, o Ministério da Saúde começou a implantar equipes de saúde bucal.


Estados beneficiados com novos CEOs

Bahia –              1
Ceará –             6
Goiás –              3
Pará –                1
Paraná –            2
Rio de Janeiro –  1
Sergipe –           8
São Paulo –        2


Municípios beneficiados com novos CEOs

Bahia –             Alagoinhas
Ceará –            Acaraú, Baturité, fortaleza, Juazeiro do Norte,   
                        Russas e Sobral
Goiás –             Cristalina, Mineiros e Senador Canedo
Pará –               Xinguara
Paraná –            Rolândia e Santo Antônio da Platina
Rio de Janeiro – Volta Redonda
Sergipe –          Boquim, Laranjeiras, São Cristóvão, Propriá, Nossa
                        Senhora da Glória, Capela, Neópolis, Tobias
                        Barreto
São Paulo –       Cubatão e Fernandópolis

Fonte: Ministério da Saúde

 

 

 

 

3º Setor | Anuncie | Arquivo JSO | Bastidores | Estatística | Expediente | Legislação | Fale com o JSO | Mural/Cartas | Utilidade Pública

Copyright @ 1999 Edita Comunicação Integrada. Todos os direitos reservados.
Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização por escrito.
Melhor visualização 1024x768pixels