Cadastre seu e-mail

 
Ano X nº 151 -

Agenda grátis

Clima/Tempo

Concursos

Cotações/Moedas

Horóscopo

Portal da Câmara

Portal do Consumidor

Viagens

SAÚDE BUCAL
Edição 151 - 01/03/2010

 

Hipoplasia dental pode facilitar diagnóstico precoce da doença celíaca, diz estudo

O diagnóstico de hipoplasia dental pode ajudar médicos a identificar a doença celíaca. Foi a esta conclusão que chegou a cirurgiã-dentista Luciana Quintão Foscolo Melo, em sua tese de mestrado “Prevalência da hipoplasia de esmalte dental em pacientes celíacos”, na Faculdade de Medicina da UFMG. Segundo notícia da assessoria de comunicação da universidade, a autora avaliou 66 crianças e jovens atendidos no Ambulatório de Gastroenterologia Pediátrica do Hospital das Clínicas da UFMG.

De acordo com a notícia, Melo identificou que “a incidência de celíacos com hipoplasia dental foi de 88,2%, enquanto no grupo de pacientes não-celíacos, atingiu 28,6%. De acordo com o estudo, as chances de um paciente celíaco desenvolver a hipoplasia dentária são 12,5 vezes maiores que a de um não-celíaco”. Porém, embora seja mais frequente em pacientes com doença celíaca, indivíduos com quadros como diabetes, asma, bronquite e traumas também podem ser acometidos pela hipoplasia dental.

Vale lembrar que esta doença, a celíaca, que atinge 1% da população, é uma intolerância permanente ao glúten. “Os sintomas mais frequentes são o atraso do crescimento e, em adolescentes, puberdade retardada. Outros são, diarréia, vômitos, perda de peso e musculatura e falta de apetite”, disse a publicação. A pesquisadora afirma na notícia, que as dificuldades na troca de informações entre médicos e dentistas são entre outras coisas, em função do desconhecimento da doença celíaca pelo profissional de odontologia. Por conta disso, ela considera necessária a ampla divulgação de informações sobre esta patologia. 

Fonte: Agência Notisa

 

 

 

 

3º Setor | Anuncie | Arquivo JSO | Bastidores | Estatística | Expediente | Legislação | Fale com o JSO | Mural/Cartas | Utilidade Pública

Copyright @ 1999 Edita Comunicação Integrada. Todos os direitos reservados.
Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização por escrito.
Melhor visualização 1024x768pixels