Ano XX nº 236 -
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

27/06/2017

 

Selfies são as novas aliadas dos cirurgiões-dentistas

Nem todo mundo sente-se à vontade para fazer selfies. Geralmente, isso acontece por timidez, porque a pessoa não quer se expor demais, ou ainda por não gostar de alguma parte do rosto. Em muitos casos, é o sorriso que incomoda – e isso tem ajudado os cirurgiões-dentistas no processo de recuperação da saúde bucal e da estética dental. No ano passado, foi publicado um estudo realizado em Ohio, nos Estados Unidos, em que as pessoas utilizavam o telefone celular para gravar um vídeo enquanto escovavam os dentes. Como geralmente os indivíduos não são supervisionados por um profissional enquanto fazem sua higiene bucal, essa iniciativa ajudou muito na correção de pequenas falhas no processo e resultou em grandes ganhos para a saúde e o sorriso. Os participantes, inclusive, aumentaram o tempo de escovação durante o período em que estavam gravando os vídeos e isso acabou sendo incorporado à sua rotina. 

É fato que a moda das selfies, que na maior parte das vezes mostra a pessoa sorrindo, vem aumentando cada vez mais as exigências estéticas, estimulando e valorizando os cuidados com o sorriso – e, como desdobramento, com a saúde bucal. “Se, antes, simetria e proporção não eram uma questão relevante para muitos, agora a situação é outra. Aumentou o número de pacientes que buscam melhorar a estética do sorriso. Sendo assim, cabe a nós atuar como mediadores, indicando o tratamento mais adequado e dentro das possibilidades de investimento do paciente. Há pessoas que já foram submetidas a vários tratamentos de canal, que têm implantes e, portanto, não são boas candidatas ao clareamento. Nestes casos, avaliamos cuidadosamente quando indicar uma lente de contato dental, uma prótese parcial ou total para estabelecer um sorriso saudável e harmônico”, diz Airton Alves da Nóbrega, professor de Dentística da Faculdade de Odontologia da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD) – FAOA.

 

3º Setor | Anuncie | Arquivo JSO | Bastidores | Estatística | Expediente | Legislação | Fale com o JSO | Mural/Cartas | Utilidade Pública

Copyright @ 1999 Edita Comunicação Integrada. Todos os direitos reservados.
Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização por escrito.
Melhor visualização 1024x768pixels