Ano XX nº 235 -
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

26/05/2017

 

Dia 31 de Maio - Dia mundial de Combate ao Tabagismo (1)

Mundo tem 1 bilhão de fumantes. 6 milhões morrem por causa do tabaco

A Organização Mundial de Saúde (OMS-WHO) informa em relatório que o mundo tem mais de 1 bilhão de fumantes e desses, 6 milhões de mortes estão relacionadas ao tabaco. E mais, a projeção de crescimento é que 8 milhões de pessoas perderão a vida em 2030 por causa do tabaco, em todas as suas formas.

O estudo foi feito para saber o impacto das leis de controle de tabagismo (restrições ao fumo em locais fechados e à propaganda), adotadas por vários países a partir de 2000, inclusive o Brasil, para analisar também  os efeitos colaterais na economia.

A conclusão do documento é positiva: os benefícios na saúde superam de longe possíveis perdas de emprego ou de impostos. Para a médica Tânia Cavalcante, do Inca, “em 2011, o Brasil gastou 23 bilhões com o tratamento de enfermidades provocadas pelo cigarro, enquanto arrecadou só 6 bilhões com esses produtos”. Ela é também secretária-executiva da Comissão para a Implementação da Convenção-Quadro, tratado internacional assinado por várias nações em 2003 que impulsionou medidas antitabaco.

Para os profissionais de saúde, especialmente para os cirurgiões-dentistas que são os responsáveis pela saúde bucal, tendo a boca como coadjuvante da do câncer bucal, é importante ter noção dessas informações para utilizá-las como instrumento de conscientização dos pacientes, seja no consultório privado, no atendimento público ou em campanhas sociais.

Outras doenças - Para o pneumologista Elie Fiss, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, o tabaco é um dos maiores vilões por trás de enfisema, doença pulmonar obstrutiva crônica, tumores, infarto, angina e acidente vascular cerebral. E isso vale tanto para fumantes ativos como passivos.

---------------------------------------------------

Veja na próxima edição do Jornal Odonto

31 de Maio - Dia Internacional de Combate ao Tabagismo(2) 
600 mil pessoas morrem por fumo passivo

 

3º Setor | Anuncie | Arquivo JSO | Bastidores | Estatística | Expediente | Legislação | Fale com o JSO | Mural/Cartas | Utilidade Pública

Copyright @ 1999 Edita Comunicação Integrada. Todos os direitos reservados.
Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização por escrito.
Melhor visualização 1024x768pixels